domingo, 20 de dezembro de 2020

Rio Grande do Norte registrou 98 tremores de terra em 2020

 

Em 2020, o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou 98 abalos sísmicos em todo o estado, sendo a região de João Câmara a mais afetada, já que corresponde por aproximadamente 77% dos casos. Isso porque a área fica sobre a “Falha da Samambaia”, a maior falha geológica do Brasil. Outros sismos ocorreram na região de Caraúbas, Paraú e São Francisco do Oeste. O maior registrado foi de magnitude 2.4, em Pedra Preta, no dia 12 de setembro.

A maioria dos tremores foram sentidos pelos moradores e, em alguns casos, causaram deslocamentos de objetos – como foi o caso do abalo sísmico registrado na última terça-feira 15 em Bento Fernandes. O tremor de magnitude 1.0 foi percebido pela população local. “Esses abalos na região da ‘Falha da Samambaia’ são razoavelmente comuns, já conhecemos desde a década de 1950.

Atualmente a falha está mais adormecida, não está tão ativa, mas quando ela se movimenta, é reativada. Quando isso acontece, nós não conseguimos dizer como será a evolução dos tremores e nem em quais lugares ele se dará. Isso infelizmente não é possível prever”, informou o professor Aderson Farias do Nascimento, coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN.

Fonte: Blog de Assis

Nenhum comentário: