sábado, 26 de dezembro de 2020

São Miguel dos Gostoso tem o 6º PIB Per capita do Estado

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última quinta-feira (17) os valores do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios brasileiros referentes ao ano de 2018 e no levantamento São Miguel do Gostoso aparece como o 6º lugar dentre os 167 municípios potiguares.

Para contextualizar, o PIB significa a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma localidade por um determinado período de tempo. O IBGE disponibiliza esses dados anualmente e por causa desses números pode ser traçado um panorama do crescimento da economia, ou seja, o que é gerado de riquezas dentro de cada município. O desenvolvimento social pode ser influenciado pelo PIB, mas ele é demonstrado pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que já é outro dado que leva em conta outros fatores.

Ainda de acordo com as informações do IBGE, sete dos dez primeiros municípios no PIB do RN tem como principal renda “eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação” o que pode ser amplificado pela indústria de energia eólica. Os outros três municípios que figuram entre os dez e não tem esse setor como principal recurso são Pendência, Arês e Guamaré.

Fonte: Blog de Assis

Nenhum comentário: