segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Programação do funeral da rainha Elizabeth II


A Família Real divulgou os detalhes do funeral da Rainha Elizabeth II. Vai ser o primeiro com honras de Estado, no Reino Unido, desde a morte do ex-primeiro-ministro Winston Churchill, em 1965.

Para homenagear à rainha, uma menina se vestiu de princesinha e caprichou no visual: foi de cora e tudo. Os bebês só olharam, mas um dia vão saber que estavam diante de um momento histórico.

E, para que tudo dê certo, os preparativos seguem a mil. Não são apenas as flores que se espalham. O trânsito também. Ruas do Centro de Edimburgo estão fechadas ao tráfego. As autoridades pediram para a população evitar a região. Está tudo tão afinado, que até um ensaio pareceu uma cerimônia real.

Kate Middleton assume o título de nobreza que pertenceu à Diana: princesa de Gales

A Catedral de Saint Giles, ou Santo Egídio, na capital escocesa, costuma atrair fiéis e turistas. Mas agora a igreja medieval se prepara para receber a Família Real e súditos da rainha, que vão ter a primeira oportunidade de chegar pertinho do corpo da monarca que mais tempo ficou no trono na história britânica.

Depois de dois dias de espera, o Palácio de Buckingham finalmente divulgou a programação oficial.

No domingo (11) de manhã, o caixão com o corpo da rainha vai sair do Castelo de Balmoral, onde Elizabeth II faleceu. O cortejo vai parar em três cidades (Ballater, Aberdeen e Dundee) para que os súditos possam prestar homenagens.

O trajeto de 260 km, que normalmente leva duas horas e meia, vai ser feito em seis horas, até chegar a Edimburgo. O caixão vai passar a noite na sala do trono do Palácio de Holyrood, a principal residência da Família Real na capital da Escócia.

Na segunda-feira (12) à tarde, um novo cortejo. Bem mais curto. O Rei Charles III vai seguir o caixão a pé, junto com os irmãos e o cunhado até a catedral de Saint Giles. A Família Real vai fazer uma vigília e o público, então, poderá se aproximar.

Na terça-feira (13), o caixão vai em um avião da Força Área Real para Londres. Primeiro para o Palácio de Buckingham.

Na quarta-feira (14), será o primeiro grande evento do funeral na capital britânica. O caixão vai ser levado em uma carruagem, que passará por pontos emblemáticos da cidade até o Westminster Hall, o prédio mais antigo do parlamento. Lá, o Arcebispo da Cantuária vai conduzir uma missa com a presença do rei e outros integrantes da Família Real.

Depois, os súditos vão ter quatro dias para dar um último adeus à rainha.

Na segunda-feira (19 de setembro), o caixão vai para a Abadia de Westminster, onde acontecerá o funeral de Estado. Além da Família Real, estarão presentes líderes políticos do mundo inteiro, inclusive Bolsonaro, presidente do Brasil. Na sequência, o destino será o Castelo de Windsor, onde o corpo vai ser enterrado.

Depois do funeral, o caixão será levado em nova procissão para Wellington Arch e Windsor. O enterro será na Capela de St. George, nos terrenos do Castelo de Windsor, ao lado do seu marido, o príncipe Philip, o pai, o rei George 6º, da mãe, a rainha mãe Elizabeth, e da irmã, a princesa Margaret.

Fonte: G1

Nenhum comentário: