sexta-feira, 1 de abril de 2016

Por que perdoar é bom para você?

Há um milhão de maneiras pelas quais as pessoas podem nos ofender ou nos ferir. Elas podem nos ferir verbalmente, fazer fofocas a nosso respeito, cometer uma traição, jogar toda a raiva em cima de nós, falar mentiras, enfim. A lista é muito longa. Talvez você tenha sido traído pela pessoa amada. Ou soube de um colega de trabalho que falou mal de você para o seu chefe. Não faltam motivos para mantermos um rancor em nosso coração contra alguém. O único problema é que, quando guardamos rancor, somos nós que sofremos. É como aquele velho ditado que diz que recusar-se a perdoar é como comer veneno de rato e esperar o rato morrer. Estudos médicos recentes sugerem que as pessoas que praticam o perdão têm melhores amigos, vizinhos e colegas trabalho. Elas são mais felizes, vivem uma vida mais saudável e são mais bem-sucedidas. Os médicos já começaram a associar as mágoas e rancores ao estresse, à depressão, à insônia, à pressão alta e a outras doenças. Você pode estar enfermo, mas a raiz do problema é o que você guarda em seu coração. O perdão é bom para quem é perdoado, mas é ainda melhor para a pessoa que perdoa. Normalmente, nós pensamos assim: se eu perdoar essa pessoa, é como se ela escapasse ilesa de tudo o que me fez. Não é bem assim. Porque, quando você perdoa, você está livrando a si mesmo da maldade da outra pessoa. Você está se colocando acima daquela pessoa, fora do alcance dela. Eu posso falar isso, porque eu era um prisioneiro de rancores e mágoas em um certo ponto da minha vida. Vou dizer aqui o que eu fiz para conseguir me livrar disso. A primeira coisa foi decidir perdoar. O perdão é uma decisão que você toma, não é um sentimento. Perdão é algo que você faz, não é algo que você sente. Então, a decisão é muito importante. A segunda coisa que fiz foi começar a orar por aquela pessoa. Eu coloquei os meus sentimentos de lado e comecei a orar. Eu confesso que, no princípio, a minha oração não foi muito sincera, porque eu não queria nada de bom para aquela pessoa. Mas, para a minha surpresa, Deus começou a mudar o meu coração. Você pode achar que isso é bobagem, mas eu lhe digo: funciona. A terceira e última coisa foi enxergar que não valia a pena remoer aquele rancor. Decidi seguir em frente, tocar a vida. Como disse antes, era eu quem estava sofrendo, era eu quem estava segurando aquele rancor. A pessoa por quem eu tinha mágoa nem sequer sabia que eu estava magoado com ela. Então, usei a minha inteligência e passei a olhar para frente. Quando ferimos alguém, nós queremos ser perdoados. A minha palavra final para você é: se há qualquer vestígio de ressentimento, rancor, mágoa ou amargura no seu coração contra alguém, faça um grande favor a si mesmo e perdoe essa pessoa. Comece a se empenhar nisso. Eu tenho certeza de que você será muito mais feliz. Você se sentirá mais livre, mais leve e mais saudável. Em todos os sentidos.

Publicado em 20/03/2016 às 00:05. Por Renato Cardoso
Fonte: http://www.universal.org/noticia/2016/03/20/por-que-perdoar-e-bom-para-voce-35928.html

Nenhum comentário: