segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

O II Seminário de História e Cultura Tourense foi sucesso em sua segunda edição

Alunos da FACEN/TOUROS participaram do seminário

A cidade de Touros-RN, recebeu neste final de semana o II Seminário de História e Cultura Tourense, momento único e repleto de significados para o povo da Terra onde foi chantado o Marco do Descobrimento. 

"Quero aqui parabenizar aos filhos, estudiosos e pesquisadores genuinamente tourenses, Flavinho Santos, Antonio Tenório Sobrinho e Lindemberg Araújo, pela persistência e determinação na organização de tamanha erudição das raízes tourense. Em especial, quero parabenizar (Flávio Santos), esse mestre do conhecimento, poeta, poliglota, pesquisador, jornalista, Biólogo e observador das transformações culturais e históricas da antiga Vila do Bom Jesus dos Navegantes, hoje emergente pólo turístico do Litoral Norte Potiguar. Nossa Terra está agradecida por existir nos dias atuais, jovens estudiosos que nos dão a certeza de um futuro, onde nossas tradições culturais e Históricas estarão não apenas na linguagem oral e sim, registradas e posteriormente, sendo objeto de pesquisa das futuras gerações". Finalizou o professor Maciel.


Coordenador João Nelo da  FACEN/TOUROS 
também  participou do seminário

"Gostaria de falar um pouco sobre os diversos sentimentos que pude vivenciar na noite do dia 26 de Janeiro de 2019. Dizer que estar ao lado de pessoas que acima de tudo acreditam que qualquer mudança neste País deve passar pela educação é no mínimo uma honra. Professores abdicados e compreendidos com seus respectivos trabalhos, como se isso não fosse suficiente, ainda nos brindam com suas pesquisas sobre o passado, presente e futuro de Touros. Ah meu torrão, quanto tempo que esperas por um momento como esse, não é mesmo? Tu, terra de nossos ancestrais, que tanto sofrestes por incompetência de teus próprios moradores. Tu que perdestes tantos monumentos históricos que tinham significado tanto para sua memória quanto para a de seu povo. Mas hoje creio em um novo recomeço. Acredito que os reflexos deste evento irão abalar as rochas da ignorância e incompetência que insistem em permanecer neste lugar. A história e cultura de nossa cidade ganha nova cara. Uma roupagem totalmente atual. Uma história será contada com rigor e também com amor e respeito ao nosso passado. Como dizem os "micro-historiadores", uma história de carne e osso. Gratidão é a palavra principal para todos os envolvidos (palestrantes e ouvintes). A luta já começou e tem que continuar. A terra do Porto dos Touros agradece!" Finalizou Antonio Tenório Sobrinho.

Outros registros







Nenhum comentário: