terça-feira, 3 de dezembro de 2019

A importância de separar o dinheiro da empresa do seu salário

Partir para o empreendedorismo pode ser o caminho para prosperar financeiramente. Muitos chegam a essa conclusão quando buscam uma saída ou depois que recebem essa visão na Reunião da Nação dos 318, encontro que acontece na Universal todas as segundas-feiras.
O certo é que para começar bem um negócio ou para mantê-lo é preciso estar preparado. Uma das primeiras ações para ter sucesso, além de escolher um segmento que lhe proporcione bons ganhos e ter capital de giro para dar sustentação à empresa em seus primeiros meses de atuação, é conhecer todas as etapas e aspectos que envolvem a área escolhida. Outro ponto importante tanto para quem começa a empreender como para os que já estão no mercado há algum tempo é não misturar contas pessoais com as finanças da empresa.
Para a orientadora financeira Dora Ramos, de 53 anos, muitos cometem esse erro por inexperiência, pois esquecem que a vida financeira do negócio dá suporte às finanças pessoais. Contudo é necessário separá-las. “Quando você as mistura, não consegue ver com clareza se o seu negócio está realmente prosperando e obtendo lucros. Por isso, é fundamental fazer a separação entre elas. Do contrário, podem ocorrer sérios problemas que vão atravancar o crescimento da empresa.”
De acordo com Dora, o primeiro passo para resolver essa situação é ter duas contas: a da empresa e a pessoal. “Há uma legislação que estabelece que deve haver separação entre as contas da empresa e do empresário e orienta quais regras ele tem que seguir. Mesmo que ele tenha uma microempresa individual (MEI) é fundamental que abra uma conta pessoa jurídica. Embora muitos não façam a separação, não é indicado abrir mão disso”, diz.
Outra recomendação dela é que o empresário defina seu salário fixo. “É preciso separar o dinheiro que a empresa arrecada e o que você recebe. É preciso entender que o negócio é seu, mas ele não é você. Se a empresa não está conseguindo pagar seu pró-labore, não é permitido pagar suas contas pessoais com o dinheiro dela. Será uma confusão para organizar a sua vida financeira e isso colocará em risco o próprio negócio. Se isso estiver acontecendo, pode ser que exista uma falha na estruturação da empresa.”

Dora acrescenta ainda que pode estar faltando organização financeira. Para solucionar essa questão, ela aconselha o seguinte: “pegue o velho caderninho e anote todos os gastos da empresa, desde as contas de luz, água até as compras de matéria-prima. Visualize as despesas empresariais. Evite pagar as contas com cartão de crédito e mude algumas datas de pagamento para que a empresa ganhe fôlego. Muitas contas lançadas no débito automático tiram essa possiblidade e, se você entra no cheque especial, acaba pagando um dos juros mais altos do mercado”, diz.
Para Dora, se a pessoa tem dúvidas pode procurar ajuda profissional. “Você pode contratar um contador para auxiliá-lo a se organizar. Ele vai tirar todas as suas dúvidas. É como ir ao médico quando você está com algum problema: ele conversa com você, faz um exame, verifica o que há de errado e lhe diz o que é preciso fazer para sanar aquela situação. Mas, como no caso do médico, não adianta apenas saber o que está errado, é preciso seguir as orientações dadas pelo contador para que tudo realmente dê certo”, afirma.
Fonte: universal.org

Nenhum comentário: