quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Lagoa de Serra Verde: um distrito de Touros/RN


Por volta dos anos 1910 esta terra foi habitada, com muita dificuldade, vivia uma gente muito enfadada. O surgimento desse nome tem uma história bem contada, por seu José Gundim e sua nora anunciada.

Em tempos de muita chuva inundava um certo local, próximo de uma pequena serra e ficava verde todo o matagal, daí, segundo seu José, surge o nome Lagoa de Serra Verde, uma comunidade onde viviam muita gente que sofria com a sede.

Os primeiros habitantes eram da família Garcia, também Gundim, Silvestres e Gomes. Atualmente Lagoa de Serra Verde tem em torno 75 residências, com aproximadamente 210 moradores que da agricultura tiram sua sobrevivência.

Ao Sul, essa terra limita-se com o Arribão, ao Norte com o Cruzamento, perto do Janjão. Ao leste, o distrito Baixa Funda, e ao Oeste a Baixinha, um distrito de São Miguel do Gostoso, onde giram muitas torres eólicas.

Lagoa de Serra Verde fica há 48 km da sede do município de Touros, há 125 km de Natal, terra de um povo sofrido, mas, também alegre e de gente batalhadora.









Autor: J. A.

Um comentário:

zuleika disse...

Senhor Joao Nelo boa noite!

pesquiso por pessoas que,viveram ai ate 1904,
penso como seria em 1892, por favor!
onde conseguir ver fotos dos seculo xix :estou sem interrogacao !
Agradeco,
zuleika