A
atual situação econômica brasileira pode não parecer o cenário mais favorável
para quem está buscando espaço no mercado de trabalho. Isso vale tanto para
quem tenta o primeiro emprego quanto para quem quer uma recolocação.
No
entanto, se considerarmos que no Brasil existem cerca de 14 milhões de
desempregados – os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) –, isso quer dizer que temos muita mão de obra disponível.
Mas parece que, em muitos casos, essa quantidade não equivale a
qualidade.
De
acordo com a pesquisa intitulada “A Cabeça de Quem Contrata – expectativas e
desafios em relação ao profissional contemporâneo”, realizada pelo Instituto
Locomotiva, um dos grandes problemas enfrentados pelos gestores de empresas em
nosso País é a dificuldade de encontrar profissionais com alguns perfis
específicos que estejam de acordo com o que o mercado realmente exige.
Dono do negócio
O
estudo consultou 220 CEOs e diretores de RH, entre janeiro e fevereiro deste
ano. No levantamento, metade dos entrevistados disse que não é fácil encontrar
pessoas que sejam inovadoras, atuantes no mercado global, engajadas e
empreendedoras.
Em
relação as essas características comportamentais, 70% dos entrevistados
concordaram que um bom profissional deve ter características de liderança, ser
colaborativo e se comportar como “dono do negócio”.
Primeiros passos
Mas
se, na cabeça dos gestores, atitudes como essas são importantes, o professor
Ricardo Fernandes, da Associação Brasileira de Pricing (AB Pricing), destaca
que existem também algumas etapas a serem seguidas para buscar o sucesso
profissional. “Pensar em todos os pontos fortes da empresa e em quais os pontos
fracos eu posso ajudar a melhorar é o primeiro passo. Orgulhar-se de ser
funcionário da empresa é o segundo passo. O terceiro passo é justamente pensar
como se ela fosse sua.”
Vestindo a camisa
Ricardo
considera que vestir a camisa da empresa é algo muito importante. “Certamente é
o pontapé inicial para qualquer profissional alcançar o almejado sucesso e isso
começa no momento em que faz a primeira entrevista dentro da organização.” Por
outro lado, ele lembra que os empregados que não mostram a mesma disposição e
se tornam acomodados são os primeiros a serem demitidos quando a empresa faz
cortes. “Jamais entre na zona de conforto. Só quem tem ousadia e qualificação
consegue alcançar o sucesso profissional. Tenha objetivos claros de
crescimento, anote tudo com datas, meses, anos. Após realizar seu planejamento,
siga tudo o que planejou e, caso necessite, não tenha receio de reescrever os
seus planos”, aconselha.
Short Trainings
O
professor também dá algumas dicas para os donos de negócios: “Toda empresa que
pretende chegar a algum lugar maior deve investir em capacitação contínua. Não
que a empresa precise investir milhares de reais em cada profissional para ter
sucesso, mas todas precisam ter cursos diários e curtos; 20 minutos é o ideal
para cada área aperfeiçoar-se mais. São os chamados ‘Short Trainings’, que
basicamente são preparados por um profissional (gestor) de dentro da própria
empresa (ou setor) para seus comandados”. Resultados Segundo o especialista, as
empresas que têm aplicado essa modalidade de treinamento têm obtido resultados
impressionantes no mercado. “Somado a isso, todos os líderes – patrões, chefes,
proprietários, gestores – devem traçar para cada cargo uma descrição específica
das qualificações necessárias que o profissional precisa ter para assumir a
função e motivar os funcionários interessados a correrem atrás desta
qualificação”, conclui.
Fonte:
universal.org
atual situação econômica brasileira pode não parecer o cenário mais
favorável para quem está buscando espaço no mercado de trabalho. Isso
vale tanto para quem tenta o primeiro emprego quanto para quem quer uma
recolocação. No entanto, se considerarmos que no Brasil existem cerca de
14 milhões de desempregados – os números são do Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE) –, isso quer dizer que temos muita mão
de obra disponível. Mas parece que, em muitos casos, essa quantidade não
equivale a qualidade.
De acordo com a pesquisa intitulada “A Cabeça de Quem Contrata – expectativas e desafios em relação ao profissional contemporâneo”, realizada pelo Instituto Locomotiva, um dos grandes problemas enfrentados pelos gestores de empresas em nosso País é a dificuldade de encontrar profissionais com alguns perfis específicos que estejam de acordo com o que o mercado realmente exige.
Dono do negócio
O estudo consultou 220 CEOs e diretores de RH, entre janeiro e fevereiro deste ano. No levantamento, metade dos entrevistados disse que não é fácil encontrar pessoas que sejam inovadoras, atuantes no mercado global, engajadas e empreendedoras. Em relação as essas características comportamentais, 70% dos entrevistados concordaram que um bom profissional deve ter características de liderança, ser colaborativo e se comportar como “dono do negócio”.
Primeiros passos
Mas se, na cabeça dos gestores, atitudes como essas são importantes, o professor Ricardo Fernandes, da Associação Brasileira de Pricing (AB Pricing), destaca que existem também algumas etapas a serem seguidas para buscar o sucesso profissional. “Pensar em todos os pontos fortes da empresa e em quais os pontos fracos eu posso ajudar a melhorar é o primeiro passo. Orgulhar-se de ser funcionário da empresa é o segundo passo. O terceiro passo é justamente pensar como se ela fosse sua.”
Vestindo a camisa
Ricardo considera que vestir a camisa da empresa é algo muito importante. “Certamente é o pontapé inicial para qualquer profissional alcançar o almejado sucesso e isso começa no momento em que faz a primeira entrevista dentro da organização.” Por outro lado, ele lembra que os empregados que não mostram a mesma disposição e se tornam acomodados são os primeiros a serem demitidos quando a empresa faz cortes. “Jamais entre na zona de conforto. Só quem tem ousadia e qualificação consegue alcançar o sucesso profissional. Tenha objetivos claros de crescimento, anote tudo com datas, meses, anos. Após realizar seu planejamento, siga tudo o que planejou e, caso necessite, não tenha receio de reescrever os seus planos”, aconselha.
Short Trainings
O professor também dá algumas dicas para os donos de negócios: “Toda empresa que pretende chegar a algum lugar maior deve investir em capacitação contínua. Não que a empresa precise investir milhares de reais em cada profissional para ter sucesso, mas todas precisam ter cursos diários e curtos; 20 minutos é o ideal para cada área aperfeiçoar-se mais. São os chamados ‘Short Trainings’, que basicamente são preparados por um profissional (gestor) de dentro da própria empresa (ou setor) para seus comandados”.
Resultados
Segundo o especialista, as empresas que têm aplicado essa modalidade de treinamento têm obtido resultados impressionantes no mercado. “Somado a isso, todos os líderes – patrões, chefes, proprietários, gestores – devem traçar para cada cargo uma descrição específica das qualificações necessárias que o profissional precisa ter para assumir a função e motivar os funcionários interessados a correrem atrás desta qualificação”, conclui.
atual situação econômica brasileira pode não parecer o cenário mais favorável para quem está buscando espaço no mercado de trabalho. Isso vale tanto para quem tenta o primeiro emprego quanto para quem quer uma recolocação. No entanto, se considerarmos que no Brasil existem cerca de 14 milhões de desempregados – os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, isso quer dizer que temos muita mão de obra disponível. Mas parece que, em muitos casos, essa quantidade não equivale a qualidade. De acordo com a pesquisa intitulada “A Cabeça de Quem Contrata – expectativas e desafios em relação ao profissional contemporâneo”, realizada pelo Instituto Locomotiva, um dos grandes problemas enfrentados pelos gestores de empresas em nosso País é a dificuldade de encontrar profissionais com alguns perfis específicos que estejam de acordo com o que o mercado realmente exige. Dono do negócio O estudo consultou 220 CEOs e diretores de RH, entre janeiro e fevereiro deste ano. No levantamento, metade dos entrevistados disse que não é fácil encontrar pessoas que sejam inovadoras, atuantes no mercado global, engajadas e empreendedoras. Em relação as essas características comportamentais, 70% dos entrevistados concordaram que um bom profissional deve ter características de liderança, ser colaborativo e se comportar como “dono do negócio”. Primeiros passos Mas se, na cabeça dos gestores, atitudes como essas são importantes, o professor Ricardo Fernandes, da Associação Brasileira de Pricing (AB Pricing), destaca que existem também algumas etapas a serem seguidas para buscar o sucesso profissional. “Pensar em todos os pontos fortes da empresa e em quais os pontos fracos eu posso ajudar a melhorar é o primeiro passo. Orgulhar-se de ser funcionário da empresa é o segundo passo. O terceiro passo é justamente pensar como se ela fosse sua.” Vestindo a camisa Ricardo considera que vestir a camisa da empresa é algo muito importante. “Certamente é o pontapé inicial para qualquer profissional alcançar o almejado sucesso e isso começa no momento em que faz a primeira entrevista dentro da organização.” Por outro lado, ele lembra que os empregados que não mostram a mesma disposição e se tornam acomodados são os primeiros a serem demitidos quando a empresa faz cortes. “Jamais entre na zona de conforto. Só quem tem ousadia e qualificação consegue alcançar o sucesso profissional. Tenha objetivos claros de crescimento, anote tudo com datas, meses, anos. Após realizar seu planejamento, siga tudo o que planejou e, caso necessite, não tenha receio de reescrever os seus planos”, aconselha. Short Trainings O professor também dá algumas dicas para os donos de negócios: “Toda empresa que pretende chegar a algum lugar maior deve investir em capacitação contínua. Não que a empresa precise investir milhares de reais em cada profissional para ter sucesso, mas todas precisam ter cursos diários e curtos; 20 minutos é o ideal para cada área aperfeiçoar-se mais. São os chamados ‘Short Trainings’, que basicamente são preparados por um profissional (gestor) de dentro da própria empresa (ou setor) para seus comandados”. Resultados Segundo o especialista, as empresas que têm aplicado essa modalidade de treinamento têm obtido resultados impressionantes no mercado. “Somado a isso, todos os líderes – patrões, chefes, proprietários, gestores – devem traçar para cada cargo uma descrição específica das qualificações necessárias que o profissional precisa ter para assumir a função e motivar os funcionários interessados a correrem atrás desta qualificação”, conclui.
De acordo com a pesquisa intitulada “A Cabeça de Quem Contrata – expectativas e desafios em relação ao profissional contemporâneo”, realizada pelo Instituto Locomotiva, um dos grandes problemas enfrentados pelos gestores de empresas em nosso País é a dificuldade de encontrar profissionais com alguns perfis específicos que estejam de acordo com o que o mercado realmente exige.
Dono do negócio
O estudo consultou 220 CEOs e diretores de RH, entre janeiro e fevereiro deste ano. No levantamento, metade dos entrevistados disse que não é fácil encontrar pessoas que sejam inovadoras, atuantes no mercado global, engajadas e empreendedoras. Em relação as essas características comportamentais, 70% dos entrevistados concordaram que um bom profissional deve ter características de liderança, ser colaborativo e se comportar como “dono do negócio”.
Primeiros passos
Mas se, na cabeça dos gestores, atitudes como essas são importantes, o professor Ricardo Fernandes, da Associação Brasileira de Pricing (AB Pricing), destaca que existem também algumas etapas a serem seguidas para buscar o sucesso profissional. “Pensar em todos os pontos fortes da empresa e em quais os pontos fracos eu posso ajudar a melhorar é o primeiro passo. Orgulhar-se de ser funcionário da empresa é o segundo passo. O terceiro passo é justamente pensar como se ela fosse sua.”
Vestindo a camisa
Ricardo considera que vestir a camisa da empresa é algo muito importante. “Certamente é o pontapé inicial para qualquer profissional alcançar o almejado sucesso e isso começa no momento em que faz a primeira entrevista dentro da organização.” Por outro lado, ele lembra que os empregados que não mostram a mesma disposição e se tornam acomodados são os primeiros a serem demitidos quando a empresa faz cortes. “Jamais entre na zona de conforto. Só quem tem ousadia e qualificação consegue alcançar o sucesso profissional. Tenha objetivos claros de crescimento, anote tudo com datas, meses, anos. Após realizar seu planejamento, siga tudo o que planejou e, caso necessite, não tenha receio de reescrever os seus planos”, aconselha.
Short Trainings
O professor também dá algumas dicas para os donos de negócios: “Toda empresa que pretende chegar a algum lugar maior deve investir em capacitação contínua. Não que a empresa precise investir milhares de reais em cada profissional para ter sucesso, mas todas precisam ter cursos diários e curtos; 20 minutos é o ideal para cada área aperfeiçoar-se mais. São os chamados ‘Short Trainings’, que basicamente são preparados por um profissional (gestor) de dentro da própria empresa (ou setor) para seus comandados”.
Resultados
Segundo o especialista, as empresas que têm aplicado essa modalidade de treinamento têm obtido resultados impressionantes no mercado. “Somado a isso, todos os líderes – patrões, chefes, proprietários, gestores – devem traçar para cada cargo uma descrição específica das qualificações necessárias que o profissional precisa ter para assumir a função e motivar os funcionários interessados a correrem atrás desta qualificação”, conclui.
atual situação econômica brasileira pode não parecer o cenário mais favorável para quem está buscando espaço no mercado de trabalho. Isso vale tanto para quem tenta o primeiro emprego quanto para quem quer uma recolocação. No entanto, se considerarmos que no Brasil existem cerca de 14 milhões de desempregados – os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, isso quer dizer que temos muita mão de obra disponível. Mas parece que, em muitos casos, essa quantidade não equivale a qualidade. De acordo com a pesquisa intitulada “A Cabeça de Quem Contrata – expectativas e desafios em relação ao profissional contemporâneo”, realizada pelo Instituto Locomotiva, um dos grandes problemas enfrentados pelos gestores de empresas em nosso País é a dificuldade de encontrar profissionais com alguns perfis específicos que estejam de acordo com o que o mercado realmente exige. Dono do negócio O estudo consultou 220 CEOs e diretores de RH, entre janeiro e fevereiro deste ano. No levantamento, metade dos entrevistados disse que não é fácil encontrar pessoas que sejam inovadoras, atuantes no mercado global, engajadas e empreendedoras. Em relação as essas características comportamentais, 70% dos entrevistados concordaram que um bom profissional deve ter características de liderança, ser colaborativo e se comportar como “dono do negócio”. Primeiros passos Mas se, na cabeça dos gestores, atitudes como essas são importantes, o professor Ricardo Fernandes, da Associação Brasileira de Pricing (AB Pricing), destaca que existem também algumas etapas a serem seguidas para buscar o sucesso profissional. “Pensar em todos os pontos fortes da empresa e em quais os pontos fracos eu posso ajudar a melhorar é o primeiro passo. Orgulhar-se de ser funcionário da empresa é o segundo passo. O terceiro passo é justamente pensar como se ela fosse sua.” Vestindo a camisa Ricardo considera que vestir a camisa da empresa é algo muito importante. “Certamente é o pontapé inicial para qualquer profissional alcançar o almejado sucesso e isso começa no momento em que faz a primeira entrevista dentro da organização.” Por outro lado, ele lembra que os empregados que não mostram a mesma disposição e se tornam acomodados são os primeiros a serem demitidos quando a empresa faz cortes. “Jamais entre na zona de conforto. Só quem tem ousadia e qualificação consegue alcançar o sucesso profissional. Tenha objetivos claros de crescimento, anote tudo com datas, meses, anos. Após realizar seu planejamento, siga tudo o que planejou e, caso necessite, não tenha receio de reescrever os seus planos”, aconselha. Short Trainings O professor também dá algumas dicas para os donos de negócios: “Toda empresa que pretende chegar a algum lugar maior deve investir em capacitação contínua. Não que a empresa precise investir milhares de reais em cada profissional para ter sucesso, mas todas precisam ter cursos diários e curtos; 20 minutos é o ideal para cada área aperfeiçoar-se mais. São os chamados ‘Short Trainings’, que basicamente são preparados por um profissional (gestor) de dentro da própria empresa (ou setor) para seus comandados”. Resultados Segundo o especialista, as empresas que têm aplicado essa modalidade de treinamento têm obtido resultados impressionantes no mercado. “Somado a isso, todos os líderes – patrões, chefes, proprietários, gestores – devem traçar para cada cargo uma descrição específica das qualificações necessárias que o profissional precisa ter para assumir a função e motivar os funcionários interessados a correrem atrás desta qualificação”, conclui.
atual situação econômica brasileira pode não parecer o cenário mais
favorável para quem está buscando espaço no mercado de trabalho. Isso
vale tanto para quem tenta o primeiro emprego quanto para quem quer uma
recolocação. No entanto, se considerarmos que no Brasil existem cerca de
14 milhões de desempregados – os números são do Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE) –, isso quer dizer que temos muita mão
de obra disponível. Mas parece que, em muitos casos, essa quantidade não
equivale a qualidade.
De acordo com a pesquisa intitulada “A Cabeça de Quem Contrata – expectativas e desafios em relação ao profissional contemporâneo”, realizada pelo Instituto Locomotiva, um dos grandes problemas enfrentados pelos gestores de empresas em nosso País é a dificuldade de encontrar profissionais com alguns perfis específicos que estejam de acordo com o que o mercado realmente exige.
Dono do negócio
O estudo consultou 220 CEOs e diretores de RH, entre janeiro e fevereiro deste ano. No levantamento, metade dos entrevistados disse que não é fácil encontrar pessoas que sejam inovadoras, atuantes no mercado global, engajadas e empreendedoras. Em relação as essas características comportamentais, 70% dos entrevistados concordaram que um bom profissional deve ter características de liderança, ser colaborativo e se comportar como “dono do negócio”.
Primeiros passos
Mas se, na cabeça dos gestores, atitudes como essas são importantes, o professor Ricardo Fernandes, da Associação Brasileira de Pricing (AB Pricing), destaca que existem também algumas etapas a serem seguidas para buscar o sucesso profissional. “Pensar em todos os pontos fortes da empresa e em quais os pontos fracos eu posso ajudar a melhorar é o primeiro passo. Orgulhar-se de ser funcionário da empresa é o segundo passo. O terceiro passo é justamente pensar como se ela fosse sua.”
Vestindo a camisa
Ricardo considera que vestir a camisa da empresa é algo muito importante. “Certamente é o pontapé inicial para qualquer profissional alcançar o almejado sucesso e isso começa no momento em que faz a primeira entrevista dentro da organização.” Por outro lado, ele lembra que os empregados que não mostram a mesma disposição e se tornam acomodados são os primeiros a serem demitidos quando a empresa faz cortes. “Jamais entre na zona de conforto. Só quem tem ousadia e qualificação consegue alcançar o sucesso profissional. Tenha objetivos claros de crescimento, anote tudo com datas, meses, anos. Após realizar seu planejamento, siga tudo o que planejou e, caso necessite, não tenha receio de reescrever os seus planos”, aconselha.
Short Trainings
O professor também dá algumas dicas para os donos de negócios: “Toda empresa que pretende chegar a algum lugar maior deve investir em capacitação contínua. Não que a empresa precise investir milhares de reais em cada profissional para ter sucesso, mas todas precisam ter cursos diários e curtos; 20 minutos é o ideal para cada área aperfeiçoar-se mais. São os chamados ‘Short Trainings’, que basicamente são preparados por um profissional (gestor) de dentro da própria empresa (ou setor) para seus comandados”.
Resultados
Segundo o especialista, as empresas que têm aplicado essa modalidade de treinamento têm obtido resultados impressionantes no mercado. “Somado a isso, todos os líderes – patrões, chefes, proprietários, gestores – devem traçar para cada cargo uma descrição específica das qualificações necessárias que o profissional precisa ter para assumir a função e motivar os funcionários interessados a correrem atrás desta qualificação”, conclui.
atual situação econômica brasileira pode não parecer o cenário mais favorável para quem está buscando espaço no mercado de trabalho. Isso vale tanto para quem tenta o primeiro emprego quanto para quem quer uma recolocação. No entanto, se considerarmos que no Brasil existem cerca de 14 milhões de desempregados – os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, isso quer dizer que temos muita mão de obra disponível. Mas parece que, em muitos casos, essa quantidade não equivale a qualidade. De acordo com a pesquisa intitulada “A Cabeça de Quem Contrata – expectativas e desafios em relação ao profissional contemporâneo”, realizada pelo Instituto Locomotiva, um dos grandes problemas enfrentados pelos gestores de empresas em nosso País é a dificuldade de encontrar profissionais com alguns perfis específicos que estejam de acordo com o que o mercado realmente exige. Dono do negócio O estudo consultou 220 CEOs e diretores de RH, entre janeiro e fevereiro deste ano. No levantamento, metade dos entrevistados disse que não é fácil encontrar pessoas que sejam inovadoras, atuantes no mercado global, engajadas e empreendedoras. Em relação as essas características comportamentais, 70% dos entrevistados concordaram que um bom profissional deve ter características de liderança, ser colaborativo e se comportar como “dono do negócio”. Primeiros passos Mas se, na cabeça dos gestores, atitudes como essas são importantes, o professor Ricardo Fernandes, da Associação Brasileira de Pricing (AB Pricing), destaca que existem também algumas etapas a serem seguidas para buscar o sucesso profissional. “Pensar em todos os pontos fortes da empresa e em quais os pontos fracos eu posso ajudar a melhorar é o primeiro passo. Orgulhar-se de ser funcionário da empresa é o segundo passo. O terceiro passo é justamente pensar como se ela fosse sua.” Vestindo a camisa Ricardo considera que vestir a camisa da empresa é algo muito importante. “Certamente é o pontapé inicial para qualquer profissional alcançar o almejado sucesso e isso começa no momento em que faz a primeira entrevista dentro da organização.” Por outro lado, ele lembra que os empregados que não mostram a mesma disposição e se tornam acomodados são os primeiros a serem demitidos quando a empresa faz cortes. “Jamais entre na zona de conforto. Só quem tem ousadia e qualificação consegue alcançar o sucesso profissional. Tenha objetivos claros de crescimento, anote tudo com datas, meses, anos. Após realizar seu planejamento, siga tudo o que planejou e, caso necessite, não tenha receio de reescrever os seus planos”, aconselha. Short Trainings O professor também dá algumas dicas para os donos de negócios: “Toda empresa que pretende chegar a algum lugar maior deve investir em capacitação contínua. Não que a empresa precise investir milhares de reais em cada profissional para ter sucesso, mas todas precisam ter cursos diários e curtos; 20 minutos é o ideal para cada área aperfeiçoar-se mais. São os chamados ‘Short Trainings’, que basicamente são preparados por um profissional (gestor) de dentro da própria empresa (ou setor) para seus comandados”. Resultados Segundo o especialista, as empresas que têm aplicado essa modalidade de treinamento têm obtido resultados impressionantes no mercado. “Somado a isso, todos os líderes – patrões, chefes, proprietários, gestores – devem traçar para cada cargo uma descrição específica das qualificações necessárias que o profissional precisa ter para assumir a função e motivar os funcionários interessados a correrem atrás desta qualificação”, conclui.
De acordo com a pesquisa intitulada “A Cabeça de Quem Contrata – expectativas e desafios em relação ao profissional contemporâneo”, realizada pelo Instituto Locomotiva, um dos grandes problemas enfrentados pelos gestores de empresas em nosso País é a dificuldade de encontrar profissionais com alguns perfis específicos que estejam de acordo com o que o mercado realmente exige.
Dono do negócio
O estudo consultou 220 CEOs e diretores de RH, entre janeiro e fevereiro deste ano. No levantamento, metade dos entrevistados disse que não é fácil encontrar pessoas que sejam inovadoras, atuantes no mercado global, engajadas e empreendedoras. Em relação as essas características comportamentais, 70% dos entrevistados concordaram que um bom profissional deve ter características de liderança, ser colaborativo e se comportar como “dono do negócio”.
Primeiros passos
Mas se, na cabeça dos gestores, atitudes como essas são importantes, o professor Ricardo Fernandes, da Associação Brasileira de Pricing (AB Pricing), destaca que existem também algumas etapas a serem seguidas para buscar o sucesso profissional. “Pensar em todos os pontos fortes da empresa e em quais os pontos fracos eu posso ajudar a melhorar é o primeiro passo. Orgulhar-se de ser funcionário da empresa é o segundo passo. O terceiro passo é justamente pensar como se ela fosse sua.”
Vestindo a camisa
Ricardo considera que vestir a camisa da empresa é algo muito importante. “Certamente é o pontapé inicial para qualquer profissional alcançar o almejado sucesso e isso começa no momento em que faz a primeira entrevista dentro da organização.” Por outro lado, ele lembra que os empregados que não mostram a mesma disposição e se tornam acomodados são os primeiros a serem demitidos quando a empresa faz cortes. “Jamais entre na zona de conforto. Só quem tem ousadia e qualificação consegue alcançar o sucesso profissional. Tenha objetivos claros de crescimento, anote tudo com datas, meses, anos. Após realizar seu planejamento, siga tudo o que planejou e, caso necessite, não tenha receio de reescrever os seus planos”, aconselha.
Short Trainings
O professor também dá algumas dicas para os donos de negócios: “Toda empresa que pretende chegar a algum lugar maior deve investir em capacitação contínua. Não que a empresa precise investir milhares de reais em cada profissional para ter sucesso, mas todas precisam ter cursos diários e curtos; 20 minutos é o ideal para cada área aperfeiçoar-se mais. São os chamados ‘Short Trainings’, que basicamente são preparados por um profissional (gestor) de dentro da própria empresa (ou setor) para seus comandados”.
Resultados
Segundo o especialista, as empresas que têm aplicado essa modalidade de treinamento têm obtido resultados impressionantes no mercado. “Somado a isso, todos os líderes – patrões, chefes, proprietários, gestores – devem traçar para cada cargo uma descrição específica das qualificações necessárias que o profissional precisa ter para assumir a função e motivar os funcionários interessados a correrem atrás desta qualificação”, conclui.
atual situação econômica brasileira pode não parecer o cenário mais favorável para quem está buscando espaço no mercado de trabalho. Isso vale tanto para quem tenta o primeiro emprego quanto para quem quer uma recolocação. No entanto, se considerarmos que no Brasil existem cerca de 14 milhões de desempregados – os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, isso quer dizer que temos muita mão de obra disponível. Mas parece que, em muitos casos, essa quantidade não equivale a qualidade. De acordo com a pesquisa intitulada “A Cabeça de Quem Contrata – expectativas e desafios em relação ao profissional contemporâneo”, realizada pelo Instituto Locomotiva, um dos grandes problemas enfrentados pelos gestores de empresas em nosso País é a dificuldade de encontrar profissionais com alguns perfis específicos que estejam de acordo com o que o mercado realmente exige. Dono do negócio O estudo consultou 220 CEOs e diretores de RH, entre janeiro e fevereiro deste ano. No levantamento, metade dos entrevistados disse que não é fácil encontrar pessoas que sejam inovadoras, atuantes no mercado global, engajadas e empreendedoras. Em relação as essas características comportamentais, 70% dos entrevistados concordaram que um bom profissional deve ter características de liderança, ser colaborativo e se comportar como “dono do negócio”. Primeiros passos Mas se, na cabeça dos gestores, atitudes como essas são importantes, o professor Ricardo Fernandes, da Associação Brasileira de Pricing (AB Pricing), destaca que existem também algumas etapas a serem seguidas para buscar o sucesso profissional. “Pensar em todos os pontos fortes da empresa e em quais os pontos fracos eu posso ajudar a melhorar é o primeiro passo. Orgulhar-se de ser funcionário da empresa é o segundo passo. O terceiro passo é justamente pensar como se ela fosse sua.” Vestindo a camisa Ricardo considera que vestir a camisa da empresa é algo muito importante. “Certamente é o pontapé inicial para qualquer profissional alcançar o almejado sucesso e isso começa no momento em que faz a primeira entrevista dentro da organização.” Por outro lado, ele lembra que os empregados que não mostram a mesma disposição e se tornam acomodados são os primeiros a serem demitidos quando a empresa faz cortes. “Jamais entre na zona de conforto. Só quem tem ousadia e qualificação consegue alcançar o sucesso profissional. Tenha objetivos claros de crescimento, anote tudo com datas, meses, anos. Após realizar seu planejamento, siga tudo o que planejou e, caso necessite, não tenha receio de reescrever os seus planos”, aconselha. Short Trainings O professor também dá algumas dicas para os donos de negócios: “Toda empresa que pretende chegar a algum lugar maior deve investir em capacitação contínua. Não que a empresa precise investir milhares de reais em cada profissional para ter sucesso, mas todas precisam ter cursos diários e curtos; 20 minutos é o ideal para cada área aperfeiçoar-se mais. São os chamados ‘Short Trainings’, que basicamente são preparados por um profissional (gestor) de dentro da própria empresa (ou setor) para seus comandados”. Resultados Segundo o especialista, as empresas que têm aplicado essa modalidade de treinamento têm obtido resultados impressionantes no mercado. “Somado a isso, todos os líderes – patrões, chefes, proprietários, gestores – devem traçar para cada cargo uma descrição específica das qualificações necessárias que o profissional precisa ter para assumir a função e motivar os funcionários interessados a correrem atrás desta qualificação”, conclui.
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