Os moradores do Conjunto Frei Damião, no município de Touros estão vendo as casas sendo engolidas pela areia das dunas, o material é levado pelo vento e não para, já tem gente até com dificuldades para sair de casa, coqueiros aterrados e casas lá embaixo sendo engolidas aos poucos pela areia, isso ocorre no Conjunto Frei Damião, beira mar da praia de Touros, litoral norte do estado, algumas casas correm o risco de desaparecer debaixo das dunas.
A movimentação das dunas sempre existiu na região, mas há cerca de dois anos piorou, quando a areia passou a avançar em direção as casas. Aqui era uns 50 metros, esse morro de distância, aqui das casas, há uns tempos atrás, cada vez mais vai ficar pior, o pessoal vai perder tudo. Frisou um morador local.
Aos poucos areia vai avançando, avançando e se transformando em uma enorme duna, que divide o mar das casas, no topo de uma das dunas, nem parece que lá embaixo havia uma rua. Salientou a repórter Cláudia da InterTV Cabugi.
Dona Iracilda caminha onde um dia foi o quintal de sua casa, hoje nem dá mais para passar, o movimento da duna é constante, aos poucos ela vai engolindo a parede de trás da casa dela, morar com a duna nos fundos de casa não é tarefa fácil, a areia se espalha por todo lugar, móveis cama, comida, nada fica limpo por muito tempo. Frisou a repórter.
Preocupada, dona Iracilda que mora no local há 20 anos teme que a casa não resista por muito tempo, não tem a mínima condição, ela vai abaixo, pelo menos a metade, destacou dona Iracilda. Os moradores disseram ainda que o problema ficou mais grave depois que começaram a tirar areia das dunas. Finalizou o repórter Murilo.
Fonte: G1/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário