sábado, 3 de agosto de 2019

50 anos do Junqueira Ayres


Essa semana tive a oportunidade de conhecer melhor uma cidade incrível, que além da beleza natural evidente, possui uma história de muita solidariedade e cultura. Touros/RN conhecida por ser o lugar mais próximo da África, a esquina do Brasil, é também um município de pescadores, muito unidos, onde todos os dias é jogada uma rede de pesca e o pescado é distribuído gratuitamente para a população, para que ninguém na cidade passe fome. Meu avô, teve a oportunidade de trabalhar 6 anos aqui como juiz, mas seus filhos não poderiam estudar no município pois não havia ensino médio. À época, sugeriram que meu avô matriculasse meus tios e minha mãe no município mais próximo, com os filhos das demais autoridades, mas, ele disse que não moraria ali se os filhos dele não pudessem estudar com os filhos dos demais pescadores. Então, meu avô tomou a iniciativa de criar o Ginásio Comercial de Touros, para que a cidade prosperasse e todos pudessem ter educação de qualidade. Ensinou e capacitou várias pessoas para essa empreitada, com a fundamental ajuda de minha avó. Dessa forma, com o auxilio do Prefeito da época mas, sem nenhum vínculo ou interesse político, construiu o Ginásio, que atualmente possui seu nome, foi diretor e professor, além de juiz do municipio. Ontem, o Ginásio Orlando Flávio Junqueira Ayres completou 50 anos de existência, e o Diretor da escola Sr. Sérgio Justino, juntamente com o Prefeito Assis Pinheiro promoveram uma Belíssima festa de comemoração e homenagem aos meus avós. Nunca havia visto algo tão lindo e emocionante. Tão simbólico e significativo pra nossa família e para o Brasil, que necessita tanto da valorização da educação e da solidariedade. Em nome dos Junqueira Ayres agradeço imensamente a todos que colaboraram para esse evento, um agradecimento especial a Dione Nascimento que nos proporcionou uma recepção excelente.

Elisie Ayres (Neta de Dr Orlando Flávio Junqueira Ayres)

Outros registros da cerimônia de 50 anos do Junqueira Ayres

















Nenhum comentário: