Por Maiara Máximo / Foto: Fotolia
Você já deve ter ouvido de alguém ou já deve ter dito que a palavra tem poder. O que é um fato, pois ela tem a condição tanto de ferir e entristecer quanto de trazer ânimo e fé a uma pessoa. E ela não vale apenas para trazer sentimentos bons ou ruins. Por muitos anos ela serviu como garantia do caráter de um homem ou uma mulher.
A palavra é algo tão forte que tem o poder da vida e da morte, como é mencionado em Provérbios capítulo 18, versículo 21, da Bíblia: “A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto”.
Os tempos mudaram
Em outros tempos, em que não existiam documentos nem assinaturas para firmar quaisquer compromissos, tudo era feito na base da palavra. Essa era a garantia suficiente de que o combinado entre as partes seria cumprido. E aquele que voltasse atrás de seu propósito colocaria seu caráter em jogo.
Os tempos mudaram e muitos deixaram de dar credibilidade à palavra. Ela não tem o peso e a garantia de antes. Por essa razão fica difícil confiar em alguém que vive mentindo e voltando atrás no que diz e que usa as palavras para ferir e lançar sentimentos negativos.
Em uma sociedade cercada de mentiras e corrupções é preciso se moldar ao caráter de Deus a cada dia, honrar com sua palavra e seus compromissos.
O empenho é necessário
Segundo o bispo Júlio Freitas, para uma palavra valer é preciso empenho, a exemplo da cerimônia de casamento, quando os noivos dão sua palavra, se comprometendo a amar e cuidar um do outro. “Da mesma forma é a união entre Deus e Sua criatura, quando a palavra dEle é assumida há resultados”.
Ele ainda faz uma comparação entre quem deseja assumir o caráter de Deus com alguém que está doente e aceita fazer um tratamento médico. “Quando a pessoa compra o medicamento, passa a acreditar na palavra do profissional que receitou a medicação e assume tomar aquela atitude. Assim deve ser com a pessoa que ouve a Palavra de Deus”, alerta.
Não cumprir com o que promete não é pura e simplesmente uma vergonha para si mesmo, mas, no caso de cristãos, é colocar o Nome de Deus e de sua igreja em risco. Quem é seguidor de Cristo não tem como ser perfeito, mas precisa se aperfeiçoar a cada dia, pois a Palavra de Deus é perfeita. “Ela é eterna, é infalível, imutável e através dela tudo que existe veio à existência do visível e do invisível.”
Vida ou morte
Vigie no seu falar, se suas palavras estão baseadas nos princípios de Deus, pois você pode ser tanto um instrumento de bênção como de derrota. Honre sua palavra. Ela é muito valiosa e diz muito a seu respeito.
Fonte: universal.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário