terça-feira, 3 de outubro de 2017

Um ato de civismo em seus 90 anos de fundação

A escola Coronel Antônio do Lago, completa 90 anos, dia 15 de outubro. Nesta escola, estudaram os pais da bloqueira Dione Nascimento, o senhor Lucilo Afonso e dona Maria Débora, suas tias Maria Carmelita, Maria Sinhá, Maria Eudócia, Maria Fausta Tenório, seus tios, suas irmãs Maria Deuza, Maria Dilma, Dora Lúcia, Débora Maria e a própria Dione(1963-1970).
A Escola Coronel Antônio Florêncio do Lago,  foi fundada no ano de 1927, é a escola mais antiga de Touros/RN,  repete o gesto cívico de hasteamento da bandeira nacional e entoa o hino da pátria desde sua fundação.
Criada por decreto em 15 de Outubro de 1927, o "Antônio do Lago", como é conhecido na cidade de Touros, foi construído na administração de Joel Christino de Medeiros, tendo recebido o nome do ilustre tourense Coronel Antônio Florêncio do Lago, nascido no distrito de São José de Touros, a 10 de maio de 1815.
Na escola Coronel Antônio do Lago, Dione deu seus primeiros passos nos estudos, onde nasceu o gosto pela poesia, pela música  e pelo teatro, sempre incentivada por sua tia, então professora, Maria Fausta Tenório, além das professoras Margarida dos Santos, Nizete, Maria Tavares, Terezinha Teixeira, Paula Fracinete, entre outras, e pela diretora Neuza Aguiar.
Nas vésperas da data comemorativa, Dione destaca a professora tourense Maria Fausta Tenório, sua tia, falecida na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1978, filha de José Luiz Tenório (tourense, nascido no povoado quilombola do Geral) e Ernestina Mendes Tenório (natural de Angicos).
Texto: Dione Nascimento - Adaptação: João Nelo








Nenhum comentário: