quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Autobiografia: Edilson Soares Ribeiro (descendente do Tenente Manoel Geraldo Soares)

Edilson Soares Ribeiro 

(descendente do Tenente Manoel Geraldo)


Edilson Soares Ribeiro (descendente de português) nasceu no dia 18 de março de 1974, as 23:45 horas na Maternidade Brasil na cidade de Guarulhos - São Paulo nasci de parto normal com apenas 08 meses de gestação e com o estomago fechado. Com uns 30 dias de vida tive que passar por uma intervenção cirúrgica para abrir o estomago, tendo aí o meu primeiro livramento por parte de Deus, pois neste ano foi inventado este tipo de cirurgia, os médicos que fizeram esta cirurgia em mim, a fizeram em sigilo, sem avisar a meus familiares, mas pela misericórdia de Deus obtive êxito, a cirurgia foi realizada com sucesso. 

Filho de Manoel Soares Ribeiro e Maria Aparecida Gomes Soares, neto do Sargento Antônio Soares Ribeiro e bisneto do Tenente Manoel Geraldo Soares (Fundador da Barra do Geraldo – Passa e Fica/ RN). Aos 06 anos de idade iniciei meus estudos, me matriculando no pré-escolar na Escola Estadual Professora Maria Rosa Brota situada na cidade de Guarulhos-SP, qual fui aprovado para o primeiro ano do Ensino Fundamental. Neste período nos mudamos para o Rio Grande do Norte, onde passamos a residir na cidade de Passa e Fica no distrito ainda desabitado de Lagoa do Cipoal no ano de 1982, tive um grande impacto, pois deixei um grande centro urbano e passando a residir num lugar ainda desabitado e sem energia elétrica, mas Deus tem seus planos para com o ser humano, tudo é providencia dele. 

Com 17 anos de idade finalizei o ensino de 2º grau o qual conclui na Escola Estadual Deputado Djalma Aranha Marinho na cidade de Passa e Fica – RN, já estávamos no ano de 1992, neste mesmo ano fiz o meu alistamento militar pela Força Aérea Brasileira – Aeronáutica, sendo excluído no ano seguinte por excesso de contingente. Retornei a minha terra natal Guarulhos-SP em 1994, anos de muitas felicidades, pois havia retornado ao meu lugar de origem, onde nasci e passei meus primeiros anos de vida. Naquele mesmo ano, fiz o concurso de admissão para o quadro de soldados da Policia Militar do Estado de São Paulo, tendo sido aprovado e pedido desligamento do curso nos primeiros dias iniciais do curso de formação de Soldado. Fiquei no estado de São Paulo até 1997, onde tive muitas realizações profissionais. 

Retornando ao Rio Grande do Norte por ter sido aprovado no concurso publico realizado pela Prefeitura Municipal de Passa e Fica - RN, sendo admitido no ano de 1998, tendo que deixar posteriormente por problemas de saúde. No período de 1998 a 2001 tive muitos desequilíbrios psicológicos e emocionais, sem perceber passei a ingerir uma grande quantidade de bebidas alcoólicas, sofri muito com aquela situação, então foi aí que passei a sentir uma grande vontade de regenerar-me e no ano de 1999 ingressei no Seminário Católico de São Pedro na cidade do Natal-RN, onde fiquei durante 13 meses participando de reuniões para o ingresso naquele seminário de Padres Católicos, neste período como vocacionado, pedindo desligamento do mesmo por não ter vocação para aquela função. Nisto eu estava vivenciando o ano de 2000, ano muito decisivo em minha vida, neste período ainda não tinha me libertado do alcoolismo, onde a cada dia se agravava mais a situação. 

E no ano de 2001 tive um grande encontro com Jesus Cristo no dia 21 de fevereiro, o aceitando como salvador único e exclusivo, e neste momento tendo uma grande libertação espiritual, na qual Jesus me libertou do alcoolismo/ da hipertensão e me fez uma nova criatura. Com 45 dias de conversão tive outra grande experiência, fui batizado com o Espírito Santo, onde recebi um grande revestimento, vindo por parte de Jesus Cristo. Passei a viver uma nova vida em santificação, onde as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo, uma grande experiência na vida de um cristão. 

No dia 01 de maio de 2001 tive outra grande experiência com Cristo, neste período eu estava passando por uma grande luta, e nesta madrugada, depois de orar varias vezes pedindo a Deus uma providencia na minha vida, então as 03:30hs da madrugada recebi da parte de Deus uma ilustre visita de um ser espiritual, o qual me despertou em meu quarto, naquela madrugada chovia muito, o rosto deste ser brilhava como o sol o qual refletia e iluminava todo o meu quarto e estava vestido com vestes brancas, ele acenou para mim pedindo que eu me levantasse, eu disse-lhe: “Senhor deixe-me que ore mais um pouco e fiquei de joelho por uns 05 minutos, em oração”; e naquele momento ele me fez vivenciar uma grande experiência, pediu que eu me levantasse, e levantei-me e ele saiu na frente e eu o acompanhei, fomos em direção ao quarto de meus pais, chegando lá, ele fez uma fervorosa oração em prol de meus pais e logo após ele me arrebatou em espírito e me levou na Nova Jerusalém (o local brilhava como cristal e lá havia uma longa praça) e no final de tudo isto este ser me falou três vezes em uma voz muito alta: ”Aí daqueles que mudarem os planos de Deus”. Foi uma experiência maravilhosíssima e quando voltei ao meu estado normal eram 06h45min da manhã. Hoje estudando na teologia este acontecido, ela caracteriza este caso como uma Teofania (que significa “aparição de Deus”, em forma humana). Foi maravilhoso, qual serviu para o meu crescimento espiritual e até hoje me faz sentir com mais fervor a presença de Deus em minha vida. 

Com cerca de três meses de aceitação a Cristo, recebi por parte do servo de Deus Pr Firmino Luiz da Silva um convite para dirigir um trabalho evangélico na Radio 100,7 FM, o qual fiquei na direção por cerca de três anos, foi uma experiência fantástica dirigir o programa a Voz da Verdade – acredito que através deste programa muitas almas aceitaram a Cristo como seu único e suficiente salvador, e os que não o aceitaram tiveram sua oportunidade de serem evangelizados. 

No dia 29 de Abril de 2001 recebi o batismo nas águas. No ano seguinte fui escolhido pela igreja para fazer parte do ministério local como Auxiliar de Trabalho, ficando neste cargo até o dia 26 de Junho de 2004, onde fui consagrado a Diácono, tudo isto pela infinita misericórdia de Deus, estando nesta função até os dias atuais e que tudo seja para a honra e para a gloria de Deus. Neste período de conversão cristã recebi outras inúmeras bênçãos, no ano de 2003 me formei em Pedagogia, neste mesmo ano conheci a jovem Suerda, ainda nova convertida e casei-me com ela, no dia 30 de junho de 2004 recebi junto à jovem Suerda uma grande benção, a qual mudou por completo as nossas vidas, a nossa filhinha Yasmin. 

No ano seguinte recebi o meu primeiro titulo acadêmico de Especialista em Educação “pós-graduação lato sensu” (Especialista em didática do Ensino com Ênfase em Ciências). Neste mesmo período fui aprovado no concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de Monte das Gameleiras-RN na área da Educação, onde fui admitido no dia 13 de Março de 2006. E no ano de 2008 recebi o meu segundo título de especialista lato sensu (em Gestão Escolar), estando neste cargo até os dias atuais. 

Diante de tantas bençãos alcançadas, no dia 10 de fevereiro de 2012, Deus me presenteava junto a minha esposa, o nosso amado filho Kaleb, benção de Deus na nossas vidas, hoje com 06 anos de idade. E no dia 09 de Julho de 2018 o servo do Senhor, Pastor Givanaldo Fernandes de Lima, sentiu da parte de Deus, de me consagrar ao Presbitério, cargo eclesiástico o qual sirvo a Cristo atualmente. No ano de 2019 escrevi junto à prima Silvana Flor o livro Memórias de um Tenente edição I, que retrata a história do meu bisavô o Tenente Manoel Geraldo Soares. 

No ano de 2020 dando continuidade da saga das Memórias de um Tenente, edições I, II, III e IV; Neste mesmo ano escrevi mais dois livros: Uma experiência com alunos da EJA: Educação Ambiental e Memórias: Passa e Fica – RN, a história não contada (livros que estão a vendas no site www.amazon.com.br ou www.amazon,com.); No mesmo ano voltando a universidade, ingressando na graduação de licenciatura em História.

Diante de inúmeras conquistas durante toda a minha trajetória a maior de todas é a certeza de salvação, saber que se o Senhor Jesus retornar para buscar a sua igreja amada, serei arrebatado. Então te preparas para te encontrar com o teu rei; Jesus está voltando.

Autor: Edilson Soares Ribeiro*

*Bisneto do Tenente Manoel Geraldo Soares, primo de João Nelo de Oliveira.

Nenhum comentário: