sábado, 23 de janeiro de 2021

Memórias: Passa e Fica - RN, a história não contada.

 

Conheça toda a história adquirindo o livro "Memórias: Passa e Fica - RN, a história não contada." CLIQUE AQUI e compre agora mesmo.


Tudo começou quando o jovem Manoel Geraldo Soares, nascido em Lisboa - Portugal em 12 de outubro de 1863 chegou ao Brasil, depois de uma longa viagem de sua terra natal, vindo numa barca que transportava bacalhau, desembarcou em João Pessoa-PB com seus familiares, que ficaram entre Solânea - PB e Serra de Dona Inês - PB.

Posteriormente o jovem Manoel Geraldo Soares comprou uma propriedade por novecentos mil réis situada no Rio grande do Norte, mais precisamente no distrito fundado por ele, chamado de Barra do Calabouço que depois levaria seu nome Barra do Geraldo, na época aquelas terras pertenciam ao Município de Nova Cruz - RN, hoje pertencente ao Município de Passa e Fica-RN. 

Em 19 de maio de 1898 recebeu sua Carta Patente decretada pelo Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, Prudente de Moraes, que foi assinada no Palácio da Presidência no Rio de Janeiro, recebendo a Graduação de Tenente. Foi empossado no dia 14 de Março de 1899, no Quartel do Comando da 10ª Brigada de Infantaria da Guarda Nacional da Comarca do Curimataú, comandada pelo General Comandante António Fernandes Borges, passando ele a comandar toda aquela região. 

Autores: Edilson Soares Ribeiro e Silvana Flor.
Bisnetos do Tenente Manoel Geraldo Soares, primos de João Nelo de Oliveira.

Nenhum comentário: