domingo, 28 de agosto de 2016

Saiba se autoavaliar


As redes sociais podem ser um grande problema quando você as utiliza para medir o seu sucesso, comparando a sua vida com a de outras pessoas. Isso acontece porque a sua felicidade, meu caro, pode estar sendo estabelecida na relação entre “realidade” versus “expectativa que você faz da sua vida”. 

Quando você compara a situação de sua vida com a alguém, você cria o elemento “expectativa” nessa inequação. Em outras palavras, você gostaria que a sua vida fosse daquela maneira, mas, na realidade, ela não é, então você se sente triste, a expectativa é frustrada. Funciona da mesma maneira quando você se sente superior a alguém. Essa comparação faz você se sentir bem e, por causa disso, você se esquece de que o desenvolvimento pessoal é um caminho que deve ser percorrido constantemente. Sendo assim, a sensação de superioridade também é uma ilusão.

Por isso, o melhor parâmetro que temos para medir o nosso crescimento somos nós mesmos. Quando você se autoavalia, você cria uma relação entre quem você foi, quem você é e quem você pretende ser. E isso faz toda a diferença para o seu desenvolvimento. Pense por um instante, como podemos saber se estamos nos desenvolvendo se não percebemos o quanto já crescemos? E como podemos melhorar se não sabemos onde queremos chegar? Para responder a essas perguntas, você precisa olhar para dentro de si e avaliar o que é importante para estar bem consigo mesmo, com os seus valores. 

Por Daniel Cruz dscruz@sp.universal.org.br

Nenhum comentário: