sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Secretaria de Educação realiza encontro pedagógico com professores e o Conselho Tutelar apresenta Projeto de Ação "Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no município de Touros"

encontro-pedagogico-touros-rn-2017-9.jpg
Poetisa Dione Nascimento, Prefeito Assis do Hospital, Conselheiros Alzenir, Miguel Joaquim, João Nelo e o Secretário Higor Andrade 

A Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto de Touros-RN realizou nesta sexta, 17 de fevereiro o Encontro Pedagógico da Rede Municipal para início do ano letivo 2017. Com o temática pela manhã: “Equilíbrio emocional e sucesso profissional: Educador como vai sua Autoestima?” e pela tarde, Implicações da Base Nacional Comum e Inclusão escolar no cotidiano da sala de aula.

A temática da manhã tinha a finalidade "possibilitar uma reflexão sobre a satisfação pessoal e profissional e suas interferências no processo ensino-aprendizagem". Enquanto a tarde a temática tinha como objetivo "reconhecer a importância do conhecimento da Base Nacional Comum na construção do currículo escolar e estratégias para a implementação da educação inclusiva de maneira autônoma e eficaz".


O encontro teve início as 9 horas, no Ginásio Poliesportivo Irmã Aloisia Gehardinger, onde quase 400 educadores do ensino municipal marcaram presença. Na recepção cada convidado recebeu um folder com programação e um estimulante pedagógico, intitulado de "amorético 750g"

encontro-pedagogico-touros-rn-2017-8.jpg
Psicólogo da UFRN, Ms. João Carlos com a Secretária Drª. Maria Antônia

Na ocasião, a Secretária Drª. Maria Antônia Teixeira da Costa dirigiu-se aos educadores lembrando a importância que o momento representa para a educação. - “Estou com muito amor em meu coração e em minha mente, sempre querendo dar o melhor de mim para a educação do município de Touros, para que haja mudança, para que possamos dar uma melhor aprendizagem para os nossos alunos”.

Profunda conhecedora do assunto, a Secretária de Educação preocupa-se com o olhar que deve-se ter aos educadores. “Para ter um cuidado especial com os nossos professores, devemos valorizar cada profissional. Lutaremos para que seja realizada essa valorização profissional. Contamos com uma equipe profissional maravilhosa, e daremos continuidade ao nosso trabalho com compromisso, determinação e paciência e acima de tudo com muito amor. Porque como diz o mestre Paulo Freire “Educar é um ato de amor”, lembrou Drª. Maria Antônia. Na oportunidade a secretária apresentou a equipe da secretaria de educação do município.

Maria Antônia Teixeira da Costa 
Secretária Municipal de Educação 

Ivanise Barbosa Vieira 
Secretária Municipal Adjunta de Educação 

Eneida Nascimento Silva 
Helaine Mima Jerônimo Albuquerque Ribeiro 
Maria de Lourdes de Oliveira Cavalcante 
Maria lIizete Nunes de Palhares Pinheiro 
Marisa da Cunha Gomes 
Tânia Maria da Silva Teixeira 
Equipe Pedagógica 

Francisca Rubineide Pereira dos Santos 
Francisco Maciel Matos de Oliveira 
Maria de Fátima Guilherme 
Marli Luiz do Nascimento 
Equipe Inspeção Escolar 

Carlos Eduardo da Câmara França 
John Madeira da Costa 
Kleiber Barros de Amorim 
Maécio Pedra da Silva 
Equipe Administrativa/Financeira 

Everton Miguel Teixeira 
Maria do Carmo Pinto 
Apoio/SME 

encontro-pedagogico-touros-rn-2017-2.jpg
Prefeito Assis do Hospital, Drª. Maria Antônia, Secretária Adjunta Ivanise  Barbosa Vieira, Secretário de Saúde Higor Andrade e o Psicólogo João Carlos

O prefeito Francisco de Assis Pinheiro de Andrade “Assis do Hospital” lembrou a importância de levar aos munícipes uma educação de qualidade e convidou todos para o grande desafio: “É hora de dar-nos as mãos para alcançarmos os desafios. Acreditem que juntos realizaremos um grande trabalho para o melhoramento da educação e consequentemente do desenvolvimento de Touros”, expressou.

encontro-pedagogico-touros-rn-2017-1.jpg
Prefeito, Secretários e Diretores de Escolas

No primeiro momento, para reflexão, a poetisa Dione Nascimento interpretou o texto “Feliz Olhar Novo” de autoria de Carlos Drumond de Andrade. Como palestrante da manhã o psicólogo Mestre João Carlos Tenório Argolo apresentou o assunto “Reconstruindo significados e enfrentando os desafios do trabalho docente”.

O presidente do Conselho Tutelar João Nelo foi convidado para apresentar um Projeto de Ação nas escolas, com a temática "Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no município de Touros". Objetivando conhecer as expressões do abuso e/ou exploração sexual de crianças e adolescentes por meio de diagnósticos, levantamento de dados, estudos e pesquisas e o acesso a informação e denúncia, promovendo a participação ativa das escolas em defesa das crianças e adolescentes pela defesa de seus direitos na elaboração e execução de políticas de proteção, estimulando as escolas na defesa das crianças e dos adolescentes vítimas de abuso sexual, divulgando ações preventivas contra o abuso e/ou exploração sexual de crianças e adolescentes, fundamentalmente pela educação, sensibilização e autodefesa e promovendo ações educativas de prevenção ao combate ao abuso sexual.

Foi orientado aos professores e gestores que o projeto será desenvolvido nas escolas municipais, estaduais e privadas, de acordo com o nível de escolaridade, cada escola irá trabalhar o tema abordado, adaptando a sua realidade. Algumas sugestões: exposição de pinturas; cartazes; vídeos; palestras; peças teatrais; paródias, etc. 

A culminância será no dia 18/05/2017 com uma caminhada saindo as 15h00 em frente à Escola Municipal Drº Orlando Flávio Junqueira Ayres e concluindo a caminhada do lado da Igreja Matriz, com apresentações abordando a temática em pauta. 

Vale frisar que cada escola ficará aberta para desenvolver e trazer cartazes, faixas ou outros adereços que seja direcionado ao tema: "Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no município de Touros" para apresentação durante a caminhada. Para maiores informações, o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Touros/RN, está localizado na Av. 27 de Março, 431, Centro, Touros/RN, telefone 84 3263-3029 ou pelo e-mail: cttouros@gmail.com ou ainda pelo http://cttouros.blogspot.com.br/.


encontro-pedagogico-touros-rn-2017-3.jpg
Mais de 400 Educadores participaram do encontro

No segundo momento, apresentações culturais com os Grupos Mistura de Rítimo, Arte em Movimento e Ginástica laboral. Palestra com a Drª. Mayre Ester Barbosa de Oliveira que trouxe o tema “As mudanças no currículo escolar baseadas nos princípios da Base Nacional Comum”.
Encerrando o encontro uma Mesa Redonda teve como assunto abordado “Educação Inclusiva na prática”, tendo como palestrantes Genilson Tenório, Ana Colônia, Francisca Vilma Nascimento dos Santos e a Drª. Maria Antônia Teixeira da Costa.

Reportagem: Dione Nascimento, imagens de Helder Estanislau e acréscimos do professor João Nelo.

Nenhum comentário: