quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018


Quem já não ouviu falar daquele “cara” que deixou de pagar as contas essenciais da família porque gasta o dinheiro com jogos ou coleções? Esse mesmo “cara” é aquele que costuma chegar sempre atrasado ao trabalho dia a dia em virtude da sua rotina desregrada. Ele não sabe, nem imagina ou nem se importa que seu emprego esteja por um fio. Na verdade, trata-se de um menino: um sujeito que não tem a mínima noção de responsabilidade para lidar com as exigências da vida. 

Excesso x bom senso

Contudo, quando as atitudes desse menino extrapolam o limite do bom senso e começam a prejudicar a sua vida é bom que ele abra o olho e verifique o que está acontecendo de errado. A insistência em manter uma certa atitude de que você goste muito pode ser um problema sério quando o seu bem-estar e o de sua família são deixados de lado. No mínimo, isso demonstra imaturidade e falta de responsabilidade com seus compromissos, com o trabalho e com a sua relação familiar e conjugal.

Fraqueza x força

Para o escritor e palestrante Renato Cardoso, as “coisas de menino” têm enfraquecido muitos homens hoje em dia. “Muitos homens ainda não desistiram das 'coisas de menino'. São homens só no corpo. Suas atitudes ainda pegam emprestado muitas coisas da sua criancice. No entanto, para que o homem seja forte, ele tem que deixar as 'coisas de menino', tem que traçar uma linha na sua vida para entender que o tempo de menino já passou. Para que o homem seja mais forte, ele tem que deixar as 'coisas de menino'. Eu não estou falando aqui apenas de videogames. Estou falando de algo bem mais sério”, esclarece.

Mentira x sinceridade

Entretanto, há mais diferenças entre as atitudes de meninos e as de homens. Os meninos estão preocupados em contar o número de mulheres com as quais saíram em uma noite; os homens mostram seu mérito por conquistar todos os dias a mesma mulher. Enquanto os meninos costumam mentir, criar perfis falsos no Facebook para mascarar a realidade e conquistar uma mulher, por exemplo, os homens de verdade são sinceros e conseguem conquistá-la sendo como realmente são, sem necessidade de causar boa impressão.

Imaturidade x sabedoria

Os meninos costumam ser mimados e querem as coisas sempre do jeito deles. Já os homens são maduros o suficiente para perceber como as coisas devem ser feitas. Ao passo que os meninos acreditam piamente que a roupa se lava, se passa sozinha e, como por encanto, aparece no armário, os homens, mesmo que não passem nem lavem, sabem muito bem como esse processo funciona e costumam valorizar quem faz esse trabalho.

Inexpressivos x articulados

Outra diferença tem relação com a forma de se expressar. Enquanto os meninos não sabem articular e exprimir o que querem, os homens aprendem a falar com clareza e sabem negociar para conseguir o que buscam. Outro erro dos meninos é que eles acreditam que podem conquistar tudo com dinheiro, ao passo que, mesmo com a carteira recheada, os homens sabem perfeitamente que o que importa é o que eles têm na cabeça. Além disso, os homens sabem se vestir, enquanto os meninos não percebem qual roupa é adequada para cada ocasião.

Errado x certo

Tire um tempinho para avaliar se você não está abusando das 'coisas de menino' e deixando as 'coisas de homem' de lado. Você não precisa deixar de colecionar suas revistas de super-heróis ou de jogar videogame ou futebol com os amigos. Não. A questão é encontrar a medida certa das coisas, as prioridades para a sua vida e para a sua família. É isso que você tem que colocar na balança. Lembre-se: geralmente, tudo que é de mais enjoa ou então vira vício. Quando isso acontece, o homem pode perder a noção da realidade e de seus valores.

Fonte: universal.org

Nenhum comentário: