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terça-feira, 26 de junho de 2018
A importância da comunicação no ambiente de trabalho
Por Eduardo Prestes / Fotos: Fotolia e Cedida
É fato que se comunicar é algo indispensável. Já dizia um velho ditado popular que “quem não se comunica, se trumbica” ou, em outras palavras, quem não se faz entender e não percebe o significado do que o outro diz terá sérios problemas. E, se essa percepção é necessária para a vida, imagine o quanto é fundamental para o trabalho e para as relações que se estabelecem nele, entre chefe e subordinado, entre vendedor e cliente e assim por diante.
Bater ou correr
Para Juliana de Lacerda Camargo, de 43 anos, coach e profissional de desenvolvimento, a comunicação é extremamente importante quando se fala de trabalho. “Seja verbal ou não verbal, se for bem conduzida, com clareza e no momento certo, o seu impacto é positivo e produtivo, mas o contrário também pode ocorrer. Se alguém se sente ameaçado por algo que foi dito, tende a entrar em um sistema de bater ou correr e passa a reagir defensivamente, o que também diminui os momentos de criatividade, tamanho o impacto que a fala pode causar”, avalia.
Habilidade
Uma das situações mais comuns no trabalho é quando chefe e empregado não se entendem. Por conta disso, os resultados nem sempre acabam saindo de acordo com o que foi estabelecido inicialmente. Com uma experiência de quase duas décadas auxiliando pessoas em áreas como gestão e liderança, Juliana afirma que situações desse tipo são ideais para observar se é preciso desenvolver e melhorar a comunicação. “Comunicar é uma habilidade e depende de dois momentos: o primeiro é aprender como fazer; o segundo é desenvolver o que foi absorvido. É o mesmo princípio usado em qualquer aprendizado para o desenvolvimento de habilidades pessoais: colocar em prática o que aprendeu e fazer ajustes seguidamente para que a comunicação ocorra da melhor forma”, avalia.
E como fazer isso? Analise se você está se comunicando da maneira correta. “Saiba ouvir. Procure entender o que foi dito e pedido para poder executar isso corretamente. Tenha clareza e segurança naquilo que deseja comunicar (você pode estar falando demais apenas para passar uma ideia). Saiba o que diz e para quem está falando, qual linguagem deve ser usada com cada pessoa. Seja claro e comunique-se de forma curta, precisa e generosa”, explica Juliana.
Ela alerta que o profissional deve estar atento ao impacto do que vai dizer. “A conversa precisa estar focada na solução do problema e, no momento adequado, dê uma sugestão de algo que seja mais produtivo para aquela situação”, orienta.
A linguagem do corpo
Para uma boa comunicação, Juliana sugere ainda que a pessoa perceba o outro. “Veja como você se coloca e perceba como o outro está. Depois, é importante avaliar o que não é dito. Se o seu chefe franze a testa quando lhe faz um pedido, por exemplo, talvez aquela demanda seja mais importante do que as demais e tenha que ser passada à frente de outras”, assinala.
Quatro posturas
A especialista afirma que uma das formas de colocar em prática o que ela indica é observar os chamados “4Cs”. O primeiro C significa coração. “Aquilo que é dito tem que ser algo que faça sentido e que seja prazeroso, que você associe coisas boas ao que está fazendo.”
O segundo se refere a consciência. “Ele tem relação com saber o que está fazendo, com atenção, intenção e retroalimentação, aprendendo durante o processo.”
A cadência representa o terceiro C. “Se na academia, por exemplo, você faz exercícios com ritmo para desenvolver a musculatura, no trabalho também deve existir um certo ritmo para se comunicar.”
O quarto e último é relaciona-se a consistência. “Não adianta executar uma ação uma vez e achar que tudo se resolveu. É preciso repetir essa ação para que ela tenha resultado e seja entendida pelo outro.”
Feedback
Para a coach, também não se pode esquecer de algo fundamental para que o processo da comunicação ajude nas interações no ambiente empresarial: saber dar feedback aos funcionários. O retorno é sempre bem-vindo quando se aplica à comunicação de forma positiva. “Ele é importante para tudo, essencial para completar esse quebra-cabeças no qual nos preocupamos com o nosso crescimento e do outro. Ele contribui para que a equipe se mantenha alinhada e motivada. Dessa forma, a produtividade aumenta e a empresa cresce. Chefe, empregado e clientes, todos ganham com isso”, conclui.
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