domingo, 3 de junho de 2018

Você tem dormido bem?

Por Andre Batista / Imagem: Fotolia
Sabe quando você está no meio da reunião e começa a cochilar? Ou quando está tentando estudar, mas o sono lhe faz ficar “pescando”? Saiba que essas reações do organismo não indicam simplesmente desinteresse, mas, sim, a falta de hábitos adequados na hora do sono.
Todos precisam de descanso e reposição de energias. Algumas pessoas conseguem fazer isso com menos horas de sono, outras com mais. Todavia, todos têm algo em comum: se o sono não tem qualidade e quantidade ideais, os problemas de saúde aparecem.
Confira os primeiros sintomas do organismo que lhe avisam sobre a necessidade de mais qualidade no sono:
- Aumento do peso;
- Baixa imunidade;
- Dificuldade de concentração;
- Má estado da memória de curto prazo;
- Dificuldade de raciocínio;
- Ansiedade;
- Cansaço;
- Alterações de humor.
Em longo prazo, a má qualidade de sono pode desencadear doenças como obesidade, diabetes, estresse e hipertensão.
O Doutor Edson Issamu, neurologista na Rede de Hospitais São Camilo (São Paulo), explica que “entre os principais sintomas da má qualidade de sono estão a sonolência diurna ou a facilidade para ficar sonolento durante pausas da atividade principal ou quando está submetido a situações mais tediosas, como aulas ou palestras”.
De acordo com ele, “existem indivíduos que precisam de muitas horas de sono e de dias seguidos para se recuperarem, em contraposição há outros que em poucas horas de sono já conseguem adquirir a reparação necessária para retornar às suas atividades normais”. O importante é que cada um conheça bem seu organismo e respeite os sinais enviados por ele.
O que fazer para dormir com qualidade
Não basta deitar na cama para ter um sono capaz de repor suas energias. É preciso tomar alguns cuidados, tais como:
Não utilizar aparelhos que emitem luz (como celular e televisão) na hora de dormir;
Não dormir ouvindo rádio ou outros sons induzidos, mesmo que sejam “músicas tranquilizantes”;
Evitar trabalho ou conversas estressantes antes de ir para a cama;
Ingerir alimentos e bebidas de fácil digestão e que não contenham cafeína ou outros estimulantes.
Outro artifício que beneficia o funcionamento do organismo é o cochilo no meio do dia. Ter de 20 a 40 minutos para tirar uma sesta entre as atividades diurnas melhora a produtividade e mantém o organismo equilibrado.
“Em alguns países da Europa isto já é praticado. Curiosamente, a famosa sesta espanhola não é apenas um aspecto folclórico local, mas sim uma importante ferramenta fisiológica para melhorar e equilibrar a atividade humana”, conclui o neurologista.
Fonte: universal.org

Nenhum comentário: