quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

De olho nos produtos vencidos


Antes de colocar algum produto no carrinho, é importante que, além do preço, o consumidor também esteja de olho na data de validade. Isso porque ninguém quer ter uma intoxicação alimentar ou uma reação alérgica por causa de produtos vencidos. Pode parecer um aviso comum, mas é importante conferir a informação que pode colocar em xeque a sua saúde.

Uma pesquisa realizada pela empresa GfK mediu o interesse do consumidor em verificar os prazos nos rótulos. Segundo os dados obtidos, 77% têm o hábito de ler a embalagem (incluindo informação nutricional) , enquanto 27% faz isso com menor frequência. Para se chegar aos dados, mil pessoas em nove regiões metropolitanas do Brasil foram entrevistadas.

Os entrevistados de 35 e 55 anos se mostraram mais atentos às mensagens nas embalagens, totalizando um percentual de 55%. Já os jovens com idades entre 18 e 24 anos mostraram menos frequência na leitura, com 44%. Esses números são de 2011.

Leitura importante

As empresas não podem vender produtos vencidos, mas não é raro encontrar algum com validade inadequada nas prateleiras. Por isso, todo cuidado é pouco. Vale lembrar que, caso o consumidor leve o produto vencido para casa, basta apresentar a nota fiscal para trocá-lo ou receber o dinheiro de volta.

As datas devem ser sempre checadas, inclusive as datas dos alimentos que foram fracionados. Perecíveis como queijo, presunto e outros embutidos podem ter a validade abreviada por conta da exposição, o que não implica dizer que não se deva estar atento às características do produto.

Somente os alimentos dentro do prazo, rotulados, conservados em temperaturas adequadas e em boas condições de higiene devem ser comprados. Caso perceba irregularidades, você pode denunciar à Vigilância Sanitária do seu município.

Lupa neles

O consumidor deve estar atento não apenas antes, mas depois de levar o produto para casa. Não é indicado consumir o produto após o fim do período considerado seguro para o consumo.

O mesmo vale para outras compras, como cosméticos. Compostos por corantes, conservantes e substâncias químicas, eles também têm prazo de validade definida. A consistência muito líquida de um hidratante ou aquele cosmético com a fórmula decantada, por exemplo, pode indicar que já estão vencidos.

Por isso, além de atentar para a data do vencimento, é importante seguir as indicações quanto ao uso de produto que, em sua maioria, devem ser guardados sempre em lugar arejado, além de serem devidamente fechados após o uso.

"De olho na validade"

Desde 2011, a Associação Paulista de Supermercados (Apas) e o Procon-SP divulgam a campanha "De Olho na Validade", que prevê que o consumidor receba gratuitamente um produto similar e de igual valor, caso encontre itens vencidos. Vale lembrar que a adesão por parte dos estabelecimentos não foi obrigatória.

Fonte: http://www.universal.org/noticia/2016/12/04/de-olho-nos-produtos-vencidos-38547.html

Nenhum comentário: