Nem sempre os sonhos são definidos e bem organizados no teatro da mente. Às vezes, nascem como pequenos traçados, simples esboços, ideias vagas que vão se desenhando e tomando forma ao longo da vida. Todas as grandes mudanças da humanidade no campo social, político, emocional, científico, tecnológico e espiritual surgiram por causa dos grandes sonhos.
Para ter grandes sonhos e produzir importantes mudanças na sociedade não é preciso ter características genéticas superiores nem ser um gênio. Thomas Edison acreditava que as conquistas humanas compõem-se de 1 de inspiração e 99 de transpiração. O inventor da "luz exterior" teve uma luz interior. Acredito que seu princípio tem fundamento, mas precisa de correção.
Creio que as conquistas dependem de 50 de inspiração, criatividade e sonhos e 50 de disciplina, trabalho árduo e determinação. São duas pernas que devem caminhar juntas. Uma depende da outra, caso contrário nossas metas não se concretizam.
Quem quer atingir a excelência precisa libertar a criatividade para ser um sonhador e libertar a coragem para ser um empreendedor. Esses dois pilares contribuem para formar o caráter de um líder.
Texto de Augusto Cury, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário