O paulistano Renato Lopes (foto acima),
de 35 anos, faz parte de um grupo privilegiado de empresários
brasileiros. Neste ano, ele completou 12 anos à frente da marca de moda
masculina Instinto Br. O empreendimento conta com dez lojas, sendo três
na cidade de São Paulo e as outras em Belo Horizonte, Salvador, Goiânia,
Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza e Ribeirão Preto.
A longevidade da empresa chama a atenção, quando comparada aos dados
divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
no ano passado. No País, a cada dez empresas, seis não sobrevivem após
cinco anos de atividade. Das 694,5 mil empresas abertas em 2009, apenas
275 mil (39,6%) ainda estavam em funcionamento em 2014. E mais de 157
mil (22,7%) fecharam as portas após o primeiro ano de funcionamento.
Para Renato, que também frequenta as palestras do Congresso para o
Sucesso, o segredo da sobrevivência do negócio está na fé e na dedicação
à empresa. “A fé me coloca sempre para frente. Também visito as lojas
com frequência e vivo o negócio. Escolho tecidos, acompanho o processo
de confecção, compro produtos, viajo para trazer tendências de moda,
atendo clientes. O empresário precisa estar sempre inovando para atrair
clientes e fazer com que eles se sintam cada vez mais satisfeitos”,
ensina ele, que criou a Instinto Br após a experiência de comandar
outros dois negócios, um de idiomas e outro de cursos de informática.
O consultor de inovação André Luiz Dametto destaca que empreendedores
precisam conhecer bem o próprio negócio e o mercado em que atuam para
garantir mais anos de portas abertas. “Quem não investir em conhecimento
não vai ter competitividade. É importante fazer pesquisa de mercado e
entender as necessidades do cliente, essa inteligência é fundamental
para quem quer empreender”, diz ele, que é professor da pós-graduação de
gestão de marketing da UFRJ e sócio-diretor da ALD Consultoria.
Dametto acrescenta que as empresas também precisam aprender a manter o
foco no cliente. “Hoje, a concorrência é grande e às vezes ela vem do
outro lado do planeta. Os empresários precisam investir em engajar os
atuais clientes e dialogar com o mercado. Tem empresário que quer captar
clientes novos, mas se esquece de engajar quem já está com ele”,
avalia.
Começar pequeno
A
Instinto Br nasceu em São Paulo, em 2005. Movido pelo sonho de ter uma
loja de roupa social masculina, Renato encomendou tecidos e contratou
pessoas para confeccionar dezenas de camisas. O ponto comercial e a
marca vieram depois de cerca de dois meses. “Aluguei o espaço onde antes
funcionava uma lanchonete, mas não fiz grandes reformas, só pintei o
lugar. Fiz o melhor com o que tinha no momento. Muitas pessoas esperam
ter estrutura, acabam ficando engessadas e o projeto não sai do papel”,
afirma. Ele diz que chegou a dormir nos fundos da loja com a mãe, que é
sócia da empresa.
O empresário conta que, aos poucos, aprendeu a realizar todas as
atividades do negócio. “O valor que dou ao atendimento a clientes é o
mesmo que dou para a limpeza. Todas as funções são importantes.” Depois
de um ano, a marca abriu a segunda loja, em Belo Horizonte.
Aprender
À medida que o negócio crescia, Renato explica que buscou aprimorar
seus conhecimentos em gestão. “Aprendi a manter as contas em dia e
reinvestir uma parte dos ganhos na empresa”, revela. Ele também passou a
gerir pessoas e se tornou especialista nos produtos que oferecia. “Tive
que aprender costura e sobre caimento e tecidos.”
Inovação
Renato destaca que outro segredo para manter a marca após mais de uma
década é inovar sempre. Com o passar dos anos, ele diversificou os
produtos e hoje oferece ternos, sapatos e suéteres, além de camisas e
calças. Para acompanhar as tendências de mercado, o empresário participa
de eventos de moda em todo o mundo. “Já fui a Paris, Milão, Madri e
várias cidades dos Estados Unidos. Participo de várias feiras de moda.”
A maior e mais recente loja da marca foi inaugurada no ano passado,
em uma esquina da avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, uma área nobre
da zona sul de São Paulo. “Embora seja a mesma empresa, a abertura
desta loja é um projeto novo, ela está muito bem localizada. Quero
consolidar a Instinto Br como sinônimo de qualidade para novos
públicos”, finaliza.
Cuide dos negócios
Veja as dicas do consultor de inovação André Luiz Dametto:
- Conheça o diferencial;
Descubra como a empresa agrega valor ao cliente e use isso para alavancar o negócio. Se não existe diferencial ou ele está baseado só em preço, a empresa corre o risco de não prosperar;
Descubra como a empresa agrega valor ao cliente e use isso para alavancar o negócio. Se não existe diferencial ou ele está baseado só em preço, a empresa corre o risco de não prosperar;
- Fidelize os clientes atuais;
Não basta vender, é preciso encantar o cliente. Valorize-o e peça feedback sobre seu produto ou serviço.
Não basta vender, é preciso encantar o cliente. Valorize-o e peça feedback sobre seu produto ou serviço.
- Pesquise o mercado;
Faça levantamentos periódicos sobre concorrentes, possíveis clientes e fornecedores. Use essas informações para implantar inovações.
Faça levantamentos periódicos sobre concorrentes, possíveis clientes e fornecedores. Use essas informações para implantar inovações.
- Acompanhe as tendências.
Conheça as transformações do mercado e mantenha-se atualizado.
Conheça as transformações do mercado e mantenha-se atualizado.
Fonte: universal.org
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