terça-feira, 6 de junho de 2017

Como se manter no mercado empresarial


 
O paulistano Renato Lopes (foto acima), de 35 anos, faz parte de um grupo privilegiado de empresários brasileiros. Neste ano, ele completou 12 anos à frente da marca de moda masculina Instinto Br. O empreendimento conta com dez lojas, sendo três na cidade de São Paulo e as outras em Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza e Ribeirão Preto.

A longevidade da empresa chama a atenção, quando comparada aos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano passado. No País, a cada dez empresas, seis não sobrevivem após cinco anos de atividade. Das 694,5 mil empresas abertas em 2009, apenas 275 mil (39,6%) ainda estavam em funcionamento em 2014. E mais de 157 mil (22,7%) fecharam as portas após o primeiro ano de funcionamento.

Para Renato, que também frequenta as palestras do Congresso para o Sucesso, o segredo da sobrevivência do negócio está na fé e na dedicação à empresa. “A fé me coloca sempre para frente. Também visito as lojas com frequência e vivo o negócio. Escolho tecidos, acompanho o processo de confecção, compro produtos, viajo para trazer tendências de moda, atendo clientes. O empresário precisa estar sempre inovando para atrair clientes e fazer com que eles se sintam cada vez mais satisfeitos”, ensina ele, que criou a Instinto Br após a experiência de comandar outros dois negócios, um de idiomas e outro de cursos de informática.

O consultor de inovação André Luiz Dametto destaca que empreendedores precisam conhecer bem o próprio negócio e o mercado em que atuam para garantir mais anos de portas abertas. “Quem não investir em conhecimento não vai ter competitividade. É importante fazer pesquisa de mercado e entender as necessidades do cliente, essa inteligência é fundamental para quem quer empreender”, diz ele, que é professor da pós-graduação de gestão de marketing da UFRJ e sócio-diretor da ALD Consultoria.

Dametto acrescenta que as empresas também precisam aprender a manter o foco no cliente. “Hoje, a concorrência é grande e às vezes ela vem do outro lado do planeta. Os empresários precisam investir em engajar os atuais clientes e dialogar com o mercado. Tem empresário que quer captar clientes novos, mas se esquece de engajar quem já está com ele”, avalia.

Começar pequeno
 
A Instinto Br nasceu em São Paulo, em 2005. Movido pelo sonho de ter uma loja de roupa social masculina, Renato encomendou tecidos e contratou pessoas para confeccionar dezenas de camisas. O ponto comercial e a marca vieram depois de cerca de dois meses. “Aluguei o espaço onde antes funcionava uma lanchonete, mas não fiz grandes reformas, só pintei o lugar. Fiz o melhor com o que tinha no momento. Muitas pessoas esperam ter estrutura, acabam ficando engessadas e o projeto não sai do papel”, afirma. Ele diz que chegou a dormir nos fundos da loja com a mãe, que é sócia da empresa.

O empresário conta que, aos poucos, aprendeu a realizar todas as atividades do negócio. “O valor que dou ao atendimento a clientes é o mesmo que dou para a limpeza. Todas as funções são importantes.” Depois de um ano, a marca abriu a segunda loja, em Belo Horizonte.

Aprender

À medida que o negócio crescia, Renato explica que buscou aprimorar seus conhecimentos em gestão. “Aprendi a manter as contas em dia e reinvestir uma parte dos ganhos na empresa”, revela. Ele também passou a gerir pessoas e se tornou especialista nos produtos que oferecia. “Tive que aprender costura e sobre caimento e tecidos.”

Inovação

Renato destaca que outro segredo para manter a marca após mais de uma década é inovar sempre. Com o passar dos anos, ele diversificou os produtos e hoje oferece ternos, sapatos e suéteres, além de camisas e calças. Para acompanhar as tendências de mercado, o empresário participa de eventos de moda em todo o mundo. “Já fui a Paris, Milão, Madri e várias cidades dos Estados Unidos. Participo de várias feiras de moda.”

A maior e mais recente loja da marca foi inaugurada no ano passado, em uma esquina da avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, uma área nobre da zona sul de São Paulo. “Embora seja a mesma empresa, a abertura desta loja é um projeto novo, ela está muito bem localizada. Quero consolidar a Instinto Br como sinônimo de qualidade para novos públicos”, finaliza.

Cuide dos negócios

Veja as dicas do consultor de inovação André Luiz Dametto:

- Conheça o diferencial;
Descubra como a empresa agrega valor ao cliente e use isso para alavancar o negócio. Se não existe diferencial ou ele está baseado só em preço, a empresa corre o risco de não prosperar;

- Fidelize os clientes atuais;
Não basta vender, é preciso encantar o cliente. Valorize-o e peça feedback sobre seu produto ou serviço.

- Pesquise o mercado;
Faça levantamentos periódicos sobre concorrentes, possíveis clientes e fornecedores. Use essas informações para implantar inovações.

- Acompanhe as tendências.
Conheça as transformações do mercado e mantenha-se atualizado.

Fonte: universal.org

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