Toda
empresa tem uma hierarquia, que nada mais é do que a disposição de
diferentes cargos com o objetivo de trazer o cumprimento de metas. Ela
facilita o entendimento dos níveis de autoridade dentro de uma
organização entre funcionários, gerentes, gestores e diretores. A função
de um complementa a do outro, mas, muitas vezes, por conta dessa
divisão, quem está em cargos menores acaba anulando suas opiniões e
criações.
Para a assessora empresarial Alessandra Souza, cada dia mais os
profissionais têm deixado de lado a criatividade e até mesmo o desejo de
expor seus pensamentos. “Isso é muito comum em empresas onde o comando
dado jamais pode ser questionado. Nessas empresas não existe espaço para
o diálogo ou para a implantação de novas ideias. Com isso, mesmo que o
colaborador não concorde, ele irá se submeter, em alguns casos por medo
da demissão ou de ser coagido pelos colegas”, explica.
Ela acrescenta que esse perfil de profissional é ruim tanto para a
empresa como para si mesmo. “O lado negativo para a pessoa é que seu
senso de pertencimento é praticamente zero nesse ambiente e o lado
negativo para a empresa é que a omissão do funcionário pode fazer com
que se tome prejuízos materiais e imateriais. Mas, infelizmente, é um
preço a pagar por não proporcionar espaço de comunicação dentro dos
setores”, afirma Alessandra.
Então, como reagir?
Todo ambiente profissional precisa ser regido por alguém. Assim como
uma orquestra, em algum momento o maestro direciona e impulsiona os
demais para um objetivo elevado, acima do que já estão acostumados. “Na
área profissional, de igual modo, é importante que exista alguém que irá
direcionar e conduzir para os próximos passos. O essencial é que nunca
se perca o respeito. Quando existe respeito, fica fácil conviver com as
pessoas, mesmo que elas possuam pensamentos diferentes. Sendo assim, a
reação deve ser sempre de tentar falar seu ponto de vista para não se
anular profissionalmente”, orienta Alessandra.
Toda divisão de responsabilidade dentro de um setor exige
profissionalismo entre os colaboradores, sendo assim, em um cenário onde
o funcionário discorda com alguma ideia imposta pelo superior é preciso
saber como discordar. “A atitude correta em casos como esse é a de
perguntar se pode opinar e, caso a resposta seja positiva, expor opinião
e ideia de forma clara e objetiva. Também vale explicar por que
acredita que não dará certo da forma que lhe foi apresentada a proposta.
Lembrando que, caso sua opinião não faça diferença, é preciso manter
uma postura profissional e fazer o que lhe foi pedido. Não é porque você
será ouvido que o chefe fará o que você propôs”, afirma.
A hierarquia se faz presente em várias áreas, como na faculdade, na
escola, na família e no trabalho. O modelos traz aspectos positivos e
negativos, mas para lidar com ele é preciso agir com três pilares:
ética, profissionalismo e excelência. “Desta forma, essa pessoa irá se
destacar, pois todas as empresas buscam por profissionais éticos, que
possuem a capacidade de expor sem impor e de fazer do respeito mútuo a
marca registrada de qualquer ambiente profissional. A ética é um
elemento essencial dentro das organizações”, conclui a assessora
empresarial.
O passo a passo
- Chame a pessoa responsável pelo setor e fale diretamente com ela. Nada de terceiros.
- Seja claro e objetivo sobre suas ideias. Tentar explicar demais
pode ser prejudicial pois a tendência é mudar o foco do que realmente
precisa ser dito.
- Demonstre interesse em ver o bem-estar da empresa e deixe claro que
essa é a motivação para que você exponha seu ponto de vista.
- Sempre que for falar, demonstre respeito em suas palavras. Às vezes o tom de voz é o maior vilão quando o assunto é delicado.
- Entenda que, mesmo que as escolhas sejam erradas, o seu superior
pode também estar com dificuldades em acertar. Ofereça ajuda se for o
caso, mas não critique. No lugar dele você poderia agir igual ou até
mesmo pior.
- O diálogo e respeito continuam sendo aliados perfeitos em qualquer resolução de conflitos. Use sem moderação!
Alessandra Souza, assessora empresarial
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