O tradicional Arraiá Vitalina Bota Pó, acontecerá nos dias 24 e 25 de Junho, no Ginásio de Esportes Irmã Aloísia Gehardinger, em Touros. Com disputa de quadrilhas estilizadas e tradicionais o festival terá início às 19h30, com várias atrações, incluindo eleição do rei e rainha do festival, casamento matuto, danças folclóricas e escolha do casal mais matuto.
Um resgate histórico: Vitalina Maria de Barros, moça velha, nascida no Ceará, viveu em Touros, sobrevivendo do labirinto e lavando roupas para famílias, fazendo desse passa tempo o seu sustento e de mais três amigas, Joaninha, Maria e Bastinha, que residiam em ela, no casarão localizado na avenida Prefeito José Américo.
Nos vagos momentos, ficava horas na janela, sempre cheirosa e com muito pó, a apreciar a pacata cidade, para a sua época. Vitalina, tia do popular Antônio Ponga, faleceu no ano de 1985 aos cento e cinco anos de idade. Admirada e querida por todos, tornou-se personalidade histórica na cidade de Touros que passou a homenageá-la com o Arraiá da Vitalina Bota Pó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário