Tenho dito sistematicamente que não existe governo corrupto em uma nação ética, não existe nação corrupta com um governo transparente ou democrático. Em nações onde o trânsito funciona, como na Suécia, em nações onde se paga impostos veementemente, em geral, nessas nações o governo é mais corretamente, ou seja, o governo é mais transparente.
A corrupção é um mal social, é um mal coletivo e não apenas do governo. O problema não está centrado em um partido, pois bem, o PT não está mais no poder nesse momento e as denúncias de corrupção continuam. Será que afastar o PMDB conduziria o país ao paraíso? Será que antes da existência desse partido e dessas pessoas corruptas, o Brasil era uma terra de gente totalmente honesta?
Eu vejo corrupção no trânsito, em órgãos públicos, em instituições escolares, eu enquanto cidadão presenciei inúmeras vezes, filas de bancos serem furadas por pessoas que dizem ser totalmente honestas. Então, é o governo que está em jogo ou é um comportamento social do qual o governo também faz parte?
Nenhum comentário:
Postar um comentário