segunda-feira, 2 de julho de 2018

São Miguel do Gostoso é totalmente saneada

Texto: Emanuel Neri

Imagine uma cidade saneada e com praticamente todo o seu sistema de esgoto tratado. É assim que São Miguel do Gostoso estará até o final deste ano, com a interligação do sistema de esgotamento sanitário da cidade.

No próximo dia 5 de julho, às 9h, o governador do RN, Robinson Farias, vai inaugurar esta grande obra que fará com que São Miguel do Gostoso seja uma das poucas cidades do Nordeste e do Rio Grande do Norte inteiramente saneadas.  Financiada pelo Banco Mundial, a obra levou um ano para ser concluída.

Importante dizer que o projeto de saneamento de São Miguel do Gostoso foi aprovado na gestão da ex-prefeita Fátima Dantas, que estruturou as condições para que o Banco Mundial financiasse a obra. O governo do Estado cuidou da execução da obra, junto com a administração do prefeito Renato de Doquinha.

A inauguração da obra de saneamento será na Estação de Tratamento de Esgoto, uma área de cinco hectares (50 mil metros quadrados) que fazia parte da Fazenda Ana Maria, próximo ao centro urbano da cidade. Este trecho da fazenda pertencia à família Neri, que negociou a área com a Prefeitura.

Esta estação de tratamento é formada por quatro lagoas que receberão o esgoto, já tratado, que vem de toda a cidade. Estas lagoas terão capacidade para armazenar até 24 mil metros cúbicos de água, com vazão máxima de 26 litros por segundo. Tratada, esta água pode ser usada em irrigação agrícola.

Nenhum comentário: