terça-feira, 14 de julho de 2020

Valorizando o que é nosso: Maria do Socorro Medeiros (dona Maria Medeiros)


Antes de falar qualquer coisa sobre nossa personagem, uma palavra me vem a mente e é exatamente essa palavra que resume parte de uma trajetória construída dia após dia, ano após ano,  consolidada nos dias de renúncia, nos dias em que era necessário deixar a vida passar entre a vida pessoal e a palavra que me veio à mente o “trabalho”.

O esquecimento de si foi necessário, o abandono por anos de certas convenções sociais era preciso mais do que dedicação, não sei se paixão pelo que decidiu fazer durante toda a vida , não sei se vocação, talvez missão  e é essa missão que fez dessa pessoa um exemplo para diversas gerações. Fez dos dias de cansaço uma motivação que sempre inspirou a todos. Transformou seus sonhos em realidades na qual todos nós podemos desfrutar e notar sua ausência quando não estar em seu eterno posto de trabalho.

A humildade sempre a guiou, suas raízes da nossa Serra Verde e sua serenidade fez com que as pessoas tivessem em sua presença um respeito e uma consideração como se fosse de nossa família. E parece uma tradição para a maioria dos tourenses frequentar seu estabelecimento, afinal sua força foi e é a principal fonte de onde seu comercio parece se alimentar, se renovar, ser um porto seguro onde a amizade e interação entre funcionários e clientes parecem refletir sua temperança, sua personalidade, seu dom de administração, seu senso empreendedor e sua capacidade de manter a calma em meio aos diversos desafios do dia a dia de uma empresa que foi construída galgando degraus de dificuldades e esperanças.  

Como um dos primeiros comércios neste seguimento foi e é uma referência quando falamos em supermercado na nossa cidade. Hoje muito diferente do inicio a empresa mostra o retrato dessa pessoa, o espelho vivo de uma mulher que decidiu não desistir , enfrentou momentos de desesperança, aguentou épocas de crise, conseguiu fazer com que seu nome fosse durante décadas e até hoje para muita gente ser maior que a marca oficial de sua empresa.

Conseguiu criar, educar, direcionar na vida e unir a família em torno de seu projeto, que começou lá atrás em uma Touros, com poucas opções, com limitadas condições de renda, com uma população ainda se acostumando a fazer compras e contas nas antigas mercearias, ela decidiu apostar, lutar, acreditar. Essa mulher que tantas vezes chorou de angustias e preocupação,  mas que logo cedo estava a sorrir despachando no caixa, que as vezes esqueceu-se de si para sustentar seus sonho junto com sua família, essa mulher que escolheu crescer, conquistar sem reclamar, com fé, com garra, com suor e como já falei com lágrimas de preocupação e de incertezas.

A antiga fachada  com três portas que era o paraíso das crianças do Junqueira quando juntávamos algumas moedas para comprar os chicletes tão raros para nós, os chocolates batons raridade, o dinheiro que recebíamos de nossas ames para comprar o lanche naquele local magico cheio das guloseimas que despertavam o desejo de crianças pobres como  eu. Os famosos bolinhos “Cisne” e os biscoitos maria ´para um lanche melhor, era lá que buscávamos e sempre tínhamos a ajuda a alegria para tirar das prateleiras altas a presença dela e Deus conservou esse dom de servir e ajudar o cliente sempre.

Com os filhos ampliou a empresa, hoje uma filial foi aberta, hoje o frenético movimento é uma praxe todos os dias. As lutas valeram a pena, as perdas do início se compensam todos os dias, sua competência esta estampada na administração de seus filhos, que aprenderam na faculdade do caixa do antigo balcão.

Vamos compra lá em Dona Maria, esse nome por mais que o Supermercado Medeiros se afirme como uma renomada empresa em nossa cidade, o nome Dona Maria ainda o identifica, o personaliza, é a prova que o nome Dona Maria para as gerações mais antigas ultrapassa o tempo devido sua presença forte ter se cristalizado e se  misturado com o que ela com certeza acha mais sagrado que é sua labuta e sua autenticidade faz a historia do Medeiros ser escrita da maneira mais bonita possível.

Os novos meios de comunicação, a publicidade, a marca da empresa bem trabalhada, as diversas promoções anunciadas com o nome da marca tudo isso temos agora. Mas a expressão comprei lá em Dona Maria, olha se em Dona Maria ainda tá aberto, lá em Dona Maria tá mais barato. Ainda ecoa e é repetida por todos que acompanharam sua jornada e as batalhas que venceu para o Medeiros existir da forma que é hoje.

Por todo serviço prestado, por todo trabalho e por acreditar sempre em nossa cidade apesar de alguns motivos para largar tudo e desistir, mas nunca perdeu a força de vontade para continuar. Dona Maria do Socorro, Dona Maria Medeiros ou simplesmente Dona Maria. Touros vem lhe dizer muito obrigado.

Autor: Flávio Santos

Nenhum comentário: