sábado, 28 de maio de 2016

Cerca de 200 mil professores não têm formação adequada, aponta censo


Um levantamento mostra que cerca de 200 mil professores do ensino fundamental e do ensino médio da rede pública não possuem a qualificação ideal. De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica 2015, se for considerado que um professor pode lecionar em mais de uma disciplina, o índice sobe para 53% de educadores com formação inadequada. O governo vai lançar, no segundo semestre deste ano, a Rede Universidade do Professor. Trata-se de uma forma de estimular os docentes a completarem sua formação. Serão disponibilizadas 105 mil vagas em cursos de graduação presenciais e a distância para professores que já atuam na rede pública. A abertura de vagas é uma tentativa para contornar os problemas identificados. Segundo o censo, as áreas de física, matemática e química são as que os professores mais têm dificuldades. Em física 64,7% dos professores têm qualificação inadequada.

Desafios

Para os especialistas, a dificuldade na carreira se dá pela desvalorização da profissão. Uma pesquisa realizada em 2010 pela Fundação Carlos Chagas mostrou que apenas 2% dos alunos que saem do ensino médio têm interesse na carreira docente. A insatisfação é um dos impedimentos para que os professores invistam na formação. As medidas do governo, em especial o lançamento do programa Rede Universidade do Professor, contribuem para melhorar o cenário da educação no Brasil, mas ainda estamos longe de resolver essa questão. Atuei durante 11 anos como professor de escola pública e privada, é notório a desvalorização desse profissional tão importante na vida de todos, são poucas pessoas que realmente dizem querer ser professor, sabe-se que em Touros existe muitos formandos na área, porém, afirmo, é falta de opção, e o resultado é catastrófico, pois vai ser um professor sem vocação e aqueles que são formados poucos querem fazer especializações.

Publicado em 15/05/2016 às 00:05.Por Michele Francisco


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