quarta-feira, 19 de outubro de 2016

3. Princípio do amor


Ninguém odeia porque quer. 

o ódio nasce, cresce e se instala quando somos profundamente humilhados. É uma reação normal a alguém que zombou de nós, que não nos levou a sério, que nos tratou como se fôssemos marionetes de pano, sem vontade própria e sem sentimentos. 

O ódio só fica anormal quando não vai embora. Quando impede que a gente perdoe aquele que nos humilhou. Aí entra-se numa roda viva, na qual cada ato movido pelo ódio gera mais e mais sentimentos negativos. Quando não conseguimos perdoar, é porque nos sentimos inferiores a quem nos desprezou ou maltratou. Essa pessoa, para nós, é tão importante, tão superior, que seus atos e seucomportamento têm o poder de definir nossos sentimentos. 

Deixar que os outros decidam como vamos nos sentir é sinal de que algo vai muito mal dentro de nós. Do contrário, tocaríamos nossa vida sem depender das opiniões alheias; teríamos a capacidade de perdoar e de seguir em frente. Lembre-se disso quando estiver diante de uma pessoa vingativa, cheia de ódio. Ela não é assim porque quer, mas porque algo dentro dela faz com que se sinta inferior aos demais. Por isso, não consegue perdoar nem amar. Mas você consegue. E isso faz toda a diferença. 

Fonte: Fundação Victor Civita

Nenhum comentário: