terça-feira, 18 de outubro de 2016

Apresentação: como lidar com pessoas difícies?


Uma das coisas mais difíceis do cotidiano é lidar com pessoas complicadas, certo? Errado! Depois de ler as matérias publicadas a esse respeito você verá como será bem mais fácil lidar com pessoas venenosas, destrutivas, e sobreviver a elas. Depois de aprender a identificar cada tipo, você conhecerá técnicas infalíveis para lidar com cada um deles. Saberá como não se deixar ofender nem magoar por aquilo que essas pessoas falam ou fazem. E verá que é possível conviver, com o mínimo de desgaste, com as manias alheias. Iniciaremos apresentado os quatro princípios básicos: o do bem, o da alegria, o do amor e o da ação. Esses princípios servirão como guia quando você estiver lidando com pessoas difíceis. Vamos conhecê-los. 

1. Princípio do bem


 Ninguém é destrutivo porque quer. 

Claro que todos nós temos nossos momentos de raiva, vingança, egoísmo, cinismo. Isso não significa, porém, que sejamos assim o tempo todo. Em geral, o sentimento passa depois de algumas horas, ou dias. Mas há aqueles para os quais mágoas e ressentimentos são tão profundos que acabam criando raízes. Essas raízes se espalham, na forma de outros sentimentos negativos, e permanecem muito tempo dentro do coração - a vida toda, se a pessoa não reagir. 

Portanto, a maldade se instala quando não se reage a ela. E essa não-reação depende de inúmeros fatores: falta de afeto e/ou de carinho, falta de confiança em si mesmo e/ou nos outros, falta de diálogo. Ou seja: a maldade surge quando falta alguma coisa. Ela toma o lugar daquilo que está ausente, dando a falsa impressão de que nada falta - e de que está tudo bem. 

Lembre-se disso quando estiver diante de uma pessoa venenosa. A maldade não é um desejo. É uma compensação à ausência de algo muito importante, que essa pessoa perdeu ou que nunca conheceu. 

Fonte: Fundação Victor Civita




Nenhum comentário: