domingo, 15 de janeiro de 2017

É hora de empreender


Muitos desempregados começaram o novo ano em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Nem todos, porém, estão com boas expectativas para encontrá-la, já que as notícias sobre o índice de desemprego são assustadoras. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último trimestre de 2016, 12,1 milhões de pessoas estavam desempregadas no Brasil, o que representa 11,9% da população em idade para trabalhar.

Neste ano, as perspectivas de volume de pessoas com necessidade de recolocação no mercado de trabalho superam esse número. Conforme um levantamento do banco Santander, a taxa média de desemprego em 2017 deve ser maior que 13%. 

Economistas do Bradesco também fizeram uma projeção negativa. A estimativa da instituição é de que 12,9% da população brasileira fique desempregada em 2017.

Com o mercado de trabalho se recuperando de maneira mais lenta, as filas em busca de um trabalho aumentam progressivamente. Diante da crise, algumas pessoas ficam mais pessimistas em relação à área profissional e não conseguem encontrar uma solução para os problemas financeiros decorrentes do desemprego. 

Contudo, quem pensa que a instabilidade no mercado de trabalho só tem o lado negativo se engana. Buscar soluções no empreendedorismo tornou-se a saída para driblar essa situação. 

Para o economista Saulo Gomes, abrir um negócio próprio é uma forma inteligente de gerar renda em uma economia vulnerável. “Diante desse cenário, é preciso usar a criatividade e que a pessoa veja em qual segmento tem habilidade para empreender”, sugere.

O especialista recomenda focar em uma atividade na qual tem conhecimento, traçar estratégias e ter uma rede de contatos. “É preciso olhar para todos os aspectos do setor que vai investir e não ficar parado, tem que fazer acontecer”, orienta.

Fonte: universal.org

Nenhum comentário: