terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Você tem visão para ser empresário?

 

Uma pergunta que passa pela cabeça de quem quer montar um negócio ou até mesmo trocar de ramo é se a visão para empreender é um dom que já nasce com algumas pessoas – e seria um privilégio de poucos – ou se pode ser apreendida à medida que se vai adquirindo experiência. 

Na verdade, as respostas para essas questões podem variar muito. Há especialistas que acreditam que determinadas pessoas já trazem desde o nascimento o perfil propício para ser empresário, como a condição de assumir riscos, a capacidade de visualizar determinadas oportunidades quando ninguém mais as percebe, além da persistência necessária para criar um negócio de sucesso.

É quando se trata de enumerar algumas características de quem tem visão empresarial, como a capacidade de liderança, noções de gestão, percepção do mercado, sem esquecer de bom controle emocional e psicológico, que se compreende que são qualidades difíceis de serem ensinadas. Mas, ao mesmo tempo, são virtudes que podem ser encorajadas e desenvolvidas por aqueles que estiverem dispostos e motivados a trabalhá-las.

Como se desenvolver?

Para que isso aconteça, é extremamente necessário investir em aprendizado, o que pode ocorrer de várias formas. É possível fazer cursos de graduação e, mesmo que a grande maioria deles não apresente disciplinas voltadas especificamente a empreender na profissão dos seus sonhos, esse potencial pode ser adquirido com cursos específicos, de duração menor do que os universitários.

Durante esse aprendizado, existe também a recomendação de que, em algum momento da sua trajetória, você conte com o auxílio de um mentor. Ele é uma pessoa mais experiente e com uma carreira bem consolidada em sua área de atuação, que servirá como um professor particular, um guia e conselheiro que pode ajudá-lo a desenvolver certas capacidades e características empreendedoras.

Ou seja, para aprender você não terá que necessariamente fazer faculdade. Hoje, o aprendizado também pode ser obtido com a utilização da internet ou outros recursos que você tiver disponíveis. Além disso, os especialistas afirmam que a experiência de trabalhar em outras empresas antes de abrir o seu negócio também é algo muito valioso para quem quer empreender.

Nenhum comentário: