segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Rio Maceió, Touros-RN



O Rio que banha o município de Touros recebe várias denominações a partir de sua nascente, apresentando uma extensão de 27km. Com relação ao perímetro urbano, cuja denominação é Rio Maceió, com extensão de aproximadamente 1,5 km, apresenta uma série de problemas ocasionados pela expansão da área urbana de forma desordenada.

Sua Área de Proteção Permanente quase totalmente ocupada nas respectivas margens no trecho urbano apresenta uma água de coloração escura que vai clareando à medida que se distancia da foz;

Seu principal problema decorre da presença da esquistossomose no trecho urbano, onde recebe sua maior carga de esgoto – bairro Largo de Nossa Senhora - com lançamento de efluentes sanitários e resíduos sólidos.

 
A nascente do Rio Maceió localiza-se no município de Touros, na comunidade de Cana-brava, onde recebe o nome de Rio Cana-brava, segue até a comunidade Boa Cica, distante 3,5 Km, onde recebe o nome de Rio Boa Cica.

 
Afluente da lagoa do Boqueirão distante 3,5 Km de Boa Cica; a
pós a Lagoa do Boqueirão recebe o nome de Rio Souza e após a BR 101 até o posto de combustível localizado na entrada de Touros recebe o nome de Rio Jiqui, ao chegar no percurso do Largo de Nossa Senhora recebe mais três nomes: Caraúbas, Rio das Mulheres e o Rio dos Homens.
 
A partir do termino a Leste do Largo de Nossa Senhora, recebe ainda o nome de Rio da Barreira, por traz do antigo matadouro e daí até sua foz, recebe o nome de Rio Maceió, trecho totalmente urbanizado.

Fonte: Via WhatsApp

Nenhum comentário: