quinta-feira, 26 de março de 2020

Cientistas buscam vacina contra coronavírus

Cientistas brasileiros buscam vacina contra coronavírus
Vêm sendo notícia nos últimos dias as tentativas de desenvolver uma vacina mundo afora. “Existe um consórcio anglo-australiano que já vinha trabalhando em uma vacina contra o vírus da Sars e que recebeu um forte empurrão com a chegada do novo coronavírus”, exemplifica Granato. “Até onde eu sei, eles já estavam bem adiantados há um mês e estimavam que dentro de mais dois meses terão um protótipo para ser colocado em ensaio clínico.”

As pesquisas australianas estão se destacando. Nesta terça, a revista científica Nature Medicine publicou um estudo desenvolvido pelo Instituto Peter Doherty de Infecção e Imunidade em Melbourne que mostra como o sistema imunológico combate o novo coronavírus. Em janeiro, o instituto já havia ganhado os holofotes por ser o primeiro laboratório fora da China a recriar o vírus. Os estudos ali desenvolvidos podem conter a chave para o desenvolvimento de uma vacina eficiente.

Na Alemanha, os estudos mais avançados são da empresa CureVac, que trabalha na fabricação da vacina em colaboração com o Instituto Paul Ehrlich, vinculado ao Ministério da Saúde da Alemanha. Eles estimam desenvolver a versão experimental do produto até o meio do ano.

O Instituto de Pesquisas da Galileia (Migal), de Israel, trabalha numa versão oral de vacina. Os cientistas declararam à imprensa israelense que os estudos já estão bastante avançados e os testes devem ser iniciados dentro de dois meses.

Nesta segunda-feira 16, autoridades de saúde dos EUA anunciaram o primeiro teste em humanos de uma vacina contra o novo coronavírus. O produto vem sendo desenvolvido pela empresa Moderna, em parceria com o Instituto Nacional de Saúde americano (NIH). O método empregado é o baseado no RNA. Mas esta primeira bateria de testes, da qual devem participar 45 adultos voluntários saudáveis, entre 18 e 55 anos de idade, serve apenas para verificar se a vacina apresenta ou não efeitos colaterais.

Fonte: Carta Capital

Nenhum comentário: