Uma brisa que sopra há mais de cinquenta anos em nossos ouvidos através das badaladas do sino na matriz do Bom Jesus dos Navegantes. Um homem e sua trajetória construída para ser inserida nos quadros do folclore onde residem as figuras que se tornaram pessoas como o popular Brisa.
Dono de uma personalidade única e de um carisma inigualável ele o “Brisa” se tornou uma das figuras icônicas que compõem o cenário dessa cidade e que sopra frases, alegria, história para todos os lados.
1964 o Brisa Del Mare é uma espécie de “Meca” para pessoas de todas as idades e classes sociais. O bar do brisa um porto seguro onde aportam todos os dias e todas as horas aqueles que buscam sentir a brisa do mar e ouvir o Brisa sempre rodeado de amigos que na realidade viraram seus fãs e o buscam indiretamente para que o dia melhore, fique mais alegre e feliz.
Quem conhece Touros jamais poderá dizer que não conhece o Brisa, pois sua importância para a identidade de todos que sentem dessa brisa é obrigatória. Os sinos dobram e todos nós já sabemos quem os fazem dobrar, afinal varias gerações dormiram e acordaram ao som deste sino.
Seja em momentos de festa, seja para chamar o povo para as celebrações, seja em momentos de dor e silencio os sinos dobram e o Brisa se mistura com a história da Matriz.
A matraca anuncia a via sacra, a voz inconfundível arranca sorriso dos frequentadores do tradicional bar, a memória viva impressiona, os filhos de Touros o veem como o baluarte de um tempo que permanece vivo em sua figura e por que não dizer quase lendária quando analisamos a inúmeras estórias que ele guarda ao longo de uma vida inspiradora. Ele é sem duvida um personagem que tem um lugar de destaque em nossa história e cultura eternamente.
Ao nosso Luiz Lourenço (Brisa), Touros vem dizer muito obrigado.
Autor: Flávio Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário