domingo, 1 de março de 2020

Valorizando o que é nosso: Pedro de Andrade Ribeiro


Um homem e seu tempo, um nome que percorreu por muitos anos as mentes daqueles que, pensaram em se lançar como opção politica em nosso município. Pedro tu és pedra e muitas pedras foram fundamentadas em obras que ainda hoje fazem parte do cenário municipal na sede e nos distritos até nos ex distritos onde tinhas de administrar até então.

Pedro Ribeiro o ultimo “bacurau” autentico, um homem que foi o que na realidade o momento exigiu. E a história para ser feita ela sempre procura um homem. Pedro deixando de lado as bandeiras partidárias que tanto fazem mal ao longo das décadas a nossa terra vamos aqui falar sobre a escolha e o destino de alguém que tomou para si e absorveu os anseios de uma comunidade que ainda tinha a oportunidade de sonhar com dias mais amenos e de desenvolvimento e reuniu em torno de sim um estilo de governar e de permitir que mesmo longe do ideal vários conterrâneos provassem um pouquinho do sabor do que é a política que aos poucos a politicalha engoliu com força.

Um homem e sua história, em uma touros alçando os primeiros degraus do que poderia ser a touros que mereceríamos, a touros que foi contemplada com várias escolas no município, obras que apesar de mais de trinta anos não saem da cabeça daqueles que viveram e usufruíram de momentos em que pareci que o estilo de governar colocaria o município em trilhos sólidos, onde em cada comunidade poderíamos perceber um sinal da administração, um estilo de governar nas dificuldades de um governo militar em um partido contra revolucionário. Em uma touros que buscava até então galgar degraus de desenvolvimento e ainda tínhamos a esperança que tínhamos dado certo. Esperança estampada no verde que foi a cor que marcou todos os aspectos de sua administração.

O homem público com seus acertos e seus erros marca a vida de seu povo. Aqui as cores não nos dizem muito, aqui a humanidade e importância das pessoas que tiveram a sorte de contribuir para melhorar algo é o que realmente vale e fica.

Aqui o prefeito, o homem , o ser o pai, o avô o tio, o devoto do bom jesus , o que reúne a banda de música todo ano dia 02 de janeiro, data instituída por ele como feriado municipal para confraternizar e dizer que tradição, cultura e amor pelo que se faz tem de ser valorizados. O personagem que marcou durante décadas os destinos da política local aparece acima dos erros ou acertos.

Assumir um cargo eletivo é para os fortes e competentes e Pedro o fez com todas as limitações sem se abster dos erros que são comuns de quem governa. Não precisamos citar as obras físicas. O legado está feito e perpetuado na mente e no coração dos tourenses.

Ao nosso Pedro de Andrade Ribeiro, Touros vem dizer muito obrigado.

Autor: Flávio Santos

Nenhum comentário: