sábado, 6 de maio de 2017

Doutora Maria Antônia, secretária municipal de educação de Touros entrega carta de renúncia


Caros alunos, trabalhadores em educação, gestores, pais, população em geral, meu bom dia com votos de luz e paz.

Eu, Maria Antônia Teixeira da Costa, cidadã tourense, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, filha de um ferreiro e de uma professora quero comunicar a todos e todas que entreguei minha Carta de Renúncia do Cargo de Agente Político como Secretária de Educação do Município de Touros-RN, à Vossa Excelência, o prefeito de Touros-RN, Francisco de Assis Pinheiro de Andrade, no dia 02 de maio de 2017.

Todos sabem a situação em que foi encontrada a Prefeitura de Touros-RN, a saúde, a educação, as finanças, a limpeza pública, as estradas, e que hoje as políticas públicas, as políticas educacionais para a Educação, as políticas em geral não são as melhores para os trabalhadores e os recursos financeiros são parcos. As dificuldades enfrentadas pelos gestores tourenses (atuais) são inúmeras, mas vejo em todos/todas uma vontade grande de fazer o melhor, de acertar, de modo que hoje, Touros já não é o mesmo que encontramos quando assumimos em 01 de janeiro de 2017, pois muito já foi feito.

Como não falar daquilo que encontramos na educação? Não preciso repetir, tudo foi dito na Rádio, na Câmara Municipal, nos relatórios entregues à administração. Só não vê quem não quer! Muitas vezes, diante de uma realidade, criticamos, julgamos, jogamos pedras, porém acredito que o caminho para Touros, é o diálogo, é a crítica com a sugestão plausível, é o julgamento com argumentos de conhecimento de causa, e acima de tudo é tirar as pedras no caminho, é a união de todos daqueles que querem de fato Uma Touros melhor. Não podemos crescer apagando a luz do outro, não podemos resolver certos problemas se não nos dermos as mãos.

Aproveito a oportunidade para agradecer ao Prefeito o convite que me foi feito, a confiança em mim depositada. Minha primeira aproximação com o Senhor Francisco de Assis Pinheiro de Andrade, foi no dia em que me convidou para assumir tal cargo e fazer parte da Comissão de Transição. Mesmo assim, eram e são públicas e notórias as suas qualidades como ser humano: homem humilde, atencioso, simples, homem de bem, que deseja e quer o melhor para a população.

Agradeço também a todos da gestão tourense atual, todos os secretários, trabalhadores em geral. Agradeço a cada um tourense, cada uma, em especial aos que ficaram comigo na Secretaria de Educação, no dia a dia, nesses quatro meses de trabalho intensivo, equipe maravilhosa, aqui segue publicamente meu reconhecimento pessoal e minha gratidão.

Que todos saibam que honrei o convite ao exercer o cargo de Secretária de educação, honrei meus princípios basilares formativos, os quais aprendi inicialmente em casa com meus pais, seu Lucas do Motor e Dona Maria do Céu Teixeira da Costa, e posteriormente aprendi com a escola da vida. Digo que dei o melhor de mim frente à educação tourense e que as razões que me levaram a esta decisão são de cunho pessoal.

Na escola da vida também aprendi que Deus dar a chuva de outono para prepararmos a terra e plantarmos, para que a semente cresça e frutifique no inverno, e o tempo certo para colhermos. Há um tempo certo para tudo nesta vida. Deus nos dar a chuva, o sol, a primavera para sentirmos a brisa leve do perfume das flores, das rosas. Então: o sol, a chuva, o perfume das flores, os frutos, são para todos nós, e a colheita é certa: o que plantamos colhemos, lições que aprendi no Evangelho de Jesus quando conheci a Doutrina Espírita.

Por fim, cito Mateus 7: “Não julgueis, para não serdes julgados. Pois com o critério com que julgardes, serei julgados; e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão a vós”

Com votos de que a luta segue, votos de esperança e fé, minhas saudações aos tourenses.

Maria Antônia Teixeira da Costa

Um comentário:

Geraldo Gabi disse...

E com muita tristeza que leio esta noticia. Perdemos todos nós, pois perde o
munícipio, os colégios e por não dizer, os alunos. Não podemos negar a formação da Dra. Maria Antônia, daí dizermos que todos nós perdemos. Perdeu Touros... Não temos informações qual ou quais motivos levaram a ex-Secretária tomar uma decisão trágica... E só lamentar e desejar a Dra. Maria Antônia muitas felicidades... Pois se nós perdemos a sua Instituição de Ensino ganha com a sua volta.
Geraldo Gabi