quinta-feira, 22 de março de 2018

Violência Contra Crianças e Adolescentes


É comum assistirmos nos noticiários reportagens envolvendo crianças e adolescentes, sejam como autores ou mesmo como vítimas de atos violentos. Vários fatores colaboram para que isso  aconteça: separação dos pais, crises financeiras, aspectos de ordem social e cultural, má distribuição de renda, falta de escolaridade, dentre outros.

Tipos mais comuns de violência contra crianças e adolescentes.

Violência Física 

Atos violentos com a utilização do uso da força  física de forma intencional, provocada por pais, responsáveis, familiares ou pessoas próximas. Negligência e/ou omissão dos pais ou responsáveis quando deixam  de prover as necessidades básicas para o desenvolvimento físico, emocional e social da criança e do adolescente. 


Psicológica

Rejeição, privação, depreciação, discriminação, desrespeito, cobranças exageradas, punições humilhantes, utilização de crianças e adolescentes para atender às necessidades dos adultos. 

Sexual 

Toda a ação que envolve ou não o contato físico, não apresentando necessariamente sinal corporal visível. Pode ocorrer a estimulação sexual sob a forma de práticas eróticas e sexuais (violência física, ameaças, indução, voyerismo, exibicionismo, produção de fotos e exploração sexual). Esses tipos de violência ocasionam efeitos devastadores, dentre 05 quais: hiperatividade ou retraimento; falta de autoestima; agressividade, medos, vergonha, culpa, ansiedade, amadurecimento sexual precoce, e até mesmo tentativa de suicídio. 

A violência contra crianças e adolescentes é um mal que precisa ser combatido, e a escola é fundamental nessa tarefa. Existem órgãos que são capazes de auxiliar fortemente nesse trabalho: o Conselho Tutelar, a Secretaria Municipal de Saúde, a Promotoria da Infância e da Adolescência, a Secretaria Municipal de Assistência Social, dentre outros. 

Como denunciar?

O Conselho Tutelar de Touros, funciona de segunda a sexta, de 08h00 às 12h00 e de 13h00 às 17h00, o CT está localizado na Avenida 27 de março, n° 431, Centro, Touros, RN. Para informações e denúncias, tel: 84 3263-3029, e-mail: cttouros@gmail.com e o blog: www.cttouros.blogspot.com

Nenhum comentário: