segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Não ter amigos pode ser prejudicial à saúde


Você considera a amizade um bem precioso em sua vida? Tem cultivado seus verdadeiros amigos nos últimos tempos? Se a resposta for não, agora pode ser um bom momento para mudar de atitude. Uma série de estudos comprova a importância desse tipo de relacionamento para sua vida.

“Não ter amigos pode ser tão prejudicial à saúde quanto fumar.” A afirmação faz parte das conclusões de uma pesquisa publicada no periódico científico Proceedings of the Royal Society B. De acordo com os dados do estudo, manter um círculo social pequeno está associado ao aumento da produção de uma proteína coagulante que causa derrame e infarto.

Outra pesquisa, divulgada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, mostra que durante a adolescência, por exemplo, o isolamento aumenta o risco de inflamações. Já a integração protege contra a obesidade abdominal.

Outro estudo, divulgado na revista científica Scientific Report, aponta que ter amigos aumenta a tolerância à dor. Os dados indicam que pessoas muito estressadas e em boa forma física tendem a ter menos amigos.

Os pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, explicam que isso ocorre porque a endorfina – hormônio produzido pelo organismo que provoca sensação de bem-estar – influencia a sensação de prazer com base nas interações sociais.

O que não faltam são números e afirmações que ressaltam o poder da amizade na vida das pessoas. Uma das necessidades do ser humano é de afeto e isso só pode ser obtido por meio de relacionamentos. “Além disso, ter amigos é importante em todas as situações, sejam elas boas, sejam más, tanto quando estamos felizes por nossas conquistas como em situações de dor, como a perda de um ente querido”, analisa Alessandra Souza de Amorim, psicóloga e especialista em gestão de pessoas.

Ela explica que podem ser usados vários critérios para a escolha de um bom amigo, mas uma verdadeira amizade não nasce no primeiro encontro. “Acredito que essa relação deve ser construída. E isso pode levar tempo. Dias, meses e talvez anos. Uma boa amizade vai passar pela prova da distância e do tempo”, ressalta. 

Bons amigos não precisam ter contatos diariamente, por exemplo. “Os meios para se manter uma boa relação de amizade não importam muito. O importante é a qualidade da relação”, diz.

Nenhum comentário: