domingo, 27 de maio de 2018

A grandeza da humildade

Janaina Medeiros / Fotos: Fotolia

Ser humilde nos dias atuais não é uma tarefa fácil. Afinal, vivemos em uma sociedade onde somos incentivados à competição e ao individualismo. Cada vez mais as pessoas tentam sobrepor suas opiniões às das outras e demonstram seu orgulho em relação ao que pensam. 

Contudo, a humildade é necessária no nosso dia a dia. Quando somos humildes de espírito, evitamos conflitos no trabalho, na escola, no trânsito e na família e, assim, alcançamos paz interior e respeito com os outros.

Além disso, a humildade é a base do caráter de Deus e está diretamente ligada à Salvação da alma, como avisou o Senhor Jesus logo no início do seu ministério terreno: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.” (Mateus 5.3).

Longe do orgulho

Se a humildade é uma das virtudes mais importantes para se chegar até Deus, todo cristão precisa exercê-la no seu dia a dia para alcançar as bênçãos. “Nenhum orgulhoso, arrogante, prepotente, autoritário, opressor ou tirano tem vez diante do Todo-Poderoso. Por que muitos têm tido fé em Deus e não têm alcançado Seus favores? Porque a fé desses muitos não combina com sua arrogância, muito menos com o orgulho”.

É preciso esforço para aparentar uma humildade que, no íntimo, não existe. “Não há como uma pessoa esconder seu orgulho. Ela consegue forçar uma humildade por um, dois, três tempos, mas não por todo o tempo. Chega um momento em que isso acaba se manifestando, de uma forma ou de outra, na carne”.

Cada um precisa refletir sobre suas atitudes no que diz respeito ao relacionamento com as pessoas que o cercam, independentemente da posição social ou dentro da Igreja. Isso é necessário para verificar se você está realmente exercendo a humildade. “A pergunta que devemos fazer a nós mesmos é: Que cheiro temos exalado no ambiente onde vivemos? O perfume de Cristo ou o odor fétido da carne?”, 

Portanto, procure sempre escolher ser humilde diante das pessoas ao seu redor. Certamente, estará mostrando ao mundo que tem uma das principais características de Deus dentro de você e, com isso, desfrutará de relacionamentos mais ricos e valiosos e viverá menos situações de conflitos.

Fonte: universal.org

Nenhum comentário: