terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Touros se despede do Poeta e Repentista Domingos Tomaz


Na madrugada desta terça-feira(30), morreu na Capital Potiguar, Natal-RN, onde estava internado no Hospital Santa Catarina, o Poeta e Repentista naturalizado tourense, DOMINGOS TOMAZ.

Desde 2011, na Academia Norte-Rio-Grandense de Literatura de Cordel-ANLIC, em Natal, Domingos Tomaz ocupava a cadeira de outro gênio do grande Hercílio Pinheiro. A academia é constituída por quarenta imortais, sendo cordelistas, pesquisadores do cordel, xilogravuristas e editores. 


Domingos Tomaz ladeado de colegas repentistas


Para o professor e amigo Flávio Santos, "Eras tão meu amigo que não sei como vai ser minha visão sobre poesia popular daqui pra frente. Meu membro preferido da academia norte riograndense de cordel. Ocupavas a cadeira de outro gênio do grande Hercílio Pinheiro. As noitadas de viagens em congressos culturais, noites de poesia pelo Nordeste e você amigo Domingos sempre reverenciado pelas maiores autoridades da poesia popular, sempre tinha lugar de destaque, as maiores estrelas do improviso lhe rendiam homenagens, era amado e valorizado em todos os estados do Nordeste que visitamos, pena que em Touros todos já sabem o que costuma acontecer com quem é daqui... Há meu poeta! Eu tinha tantas coisas guardadas para lhe dizer, tantos poemas que você gostava de ouvir eu recitar, tudo preparado para quando você voltasse do hospital. Mas agora só uma tristeza profunda toma conta de tudo, eu conheci suas angústias e sofri junto com você durante muito tempo, você sabe o porque... Não sei medir a tristeza e o desolamento que estou sentindo agora.

VELÓRIO

O corpo do poeta Domingos Tomaz será velado na Câmara Municipal de Touros, até as 17h30 desta segunda-feira, sendo transladado para o distrito de Boqueirão, onde será velado no Clube de Mães.

SEPULTAMENTO

O sepultamento acontecerá às 8h00, desta quarta-feira(31), com missa de corpo presente. O transporte sairá as 7h00, do Terminal Rodoviário de Touros, com destino a Boqueirão.

Nenhum comentário: