sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Touros escolherá um adolescente que participará do Encontro Estadual de Adolescentes do Rio Grande do Norte


Aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Norte, em Touros representado pela senhora Mikaline Larice, atual presidenta do CMDCA - Touros, RN, escolherá um adolescente para participar do Encontro Estadual de Adolescentes do Rio Grande do Norte, que acontecerá no dia 30.01.2018 no CONSEC.

Em razão da Resolução do CONANDA nº 198, de 04 de agosto de 2017 que dispõe sobre a convocação para escolha e indicação de adolescentes que comporão o Comitê de Participação de Adolescentes - CPA, em conformidade com o disposto na Resolução nº 191/2017, informamos as V. S.as que o CONSEC/RN estará realizando, no dia 30 de janeiro de 2018 das 9h00 às 15h00, uma "Oficina de Sensibilização para Participação de Adolescentes no Comitê de Participação de Adolescentes - CPA", para seleção de adolescente que irá integrar o CPA - Comitê de Participação de Adolescentes no Conanda", na casa da Cidadania localizado na Avenida Campos Sales, 481 - Petrópolis - Natal/RN.

Historicamente pautamos nossa atuação na luta pela efetivação da prioridade absoluta de crianças e adolescentes na formulação de políticas públicas, além da defesa da participação de crianças e adolescentes na definição das políticas de promoção, proteção, atendimento e defesa de seus direitos nas diversas áreas, como educação, saúde, esporte, entre outras. Sendo dever do Estado, da família e da sociedade em geral abrir espaços para a escuta, a expressão e o aprendizado, de modo que nossas crianças e adolescentes compreendam a realidade que os cerca e possam crescer contribuindo para melhorar a qualidade de vida de todas as crianças e adolescentes do nosso pais. 

Para tanto, os Conselhos dos Direitos devem criar mecanismos que assegurem a participação dos adolescentes na preparação e realização de espaços de discussão e proposição de políticas públicas para a infância e a adolescência. Compreendendo a urgência da pauta e da adoção de providências referentes à organização do evento, solicitamos a parceria dos CMDCAs na indicação/inscrição de 01 adolescente para participar do referido evento e que deverá estar acompanhado de um conselheiro de direitos. 

O candidato indicado pelos CMDCA deverá ter idade de 12 a 16 anos no período do encontro, janeiro de 2018. Experiência e participação em espaços de discussão e articulação de direitos de crianças e adolescentes como Fóruns, Grêmios, entre outros. Autorização dos pais ou responsáveis para realizar viagens para fora do estado do Rio Grande do Norte. O acompanhamento do CMDCA do município. Documentação: RG e CPF. Residência no município que irá representar. De preferência, desenvoltura de comunicação e para trabalhar em grupo. 

Estamos encaminhando em anexo a ficha para inscrição dos participantes. (1 adolescente e 1 conselheiro), solicitamos que sejam providenciados transporte (ida/volta) e recursos para refeições, colocamo-nos à disposição para esclarecimentos adicionais pelo e-mail: consecrn2014@gmail.com ou pelo telefones: (84) 99906-9583 / 3232.4540 - 99983-8461. 


Data: 30 de janeiro de 2018; 
Horário: 9:00 às 15:00; 
Público-Alvo: Adolescentes, Conselheiros e Secretaria Executiva; 
Local: Casa da Cidadania - Avenida Campos Sales, 481 - Petrópolis - Natal/RN; 
Dinamização: Consultora Monique Carvalho; 
Ementa: A participação social de crianças e adolescentes; apresentação do CPA, e quais suas atribuições; a participação dos adolescentes no Conanda. 
Atividades: Boas vindas; apresentação das Resoluções 159 e 191 do Conanda; orientações sobre a participação de adolescentes no Comitê de Participação de Adolescentes; dinâmica em grupo para escolha do adolescente representante do CPA. 


Atenciosamente

Francisco de Assis Santiago Junior
Presidentre do CONSEC/RN

Nenhum comentário: