domingo, 21 de janeiro de 2018

Domingo Espetacular explica polêmicas que envolvem local do descobrimento do Brasil


Quem descobriu o Brasil? E onde foi? A maioria dos brasileiros respondem essas perguntas sem pensar duas vezes. Mais tem um lugar que até as escolas contam uma história diferente, na cidade de Touros no RN Porto Seguro não está com nada. De acordo com a matéria veiculada na Record TV, Pedro Alvares Cabral descobriu o Brasil em Porto Seguro, mais no RN a resposta é outra, o Brasil foi descoberto em Touros. 



Para o historiador Lenine Pinto, quando a caravela do Cabral atravessou o Atlântico e chegou ao litoral brasileiro em 22 de abril de 1500, não avistou o Monte Pascal, em Porto Seguro, na Bahia, mas o Pico do Cabugi, na região central do RN.



Para a professora da UFRN Rosana Mazaro, uma das evidências que o Brasil foi descoberto no RN se dá pelas correntes marítimas, que direcionariam as caravelas naturalmente ao RN. Segundo Mazaro, há uma dificuldade imensa para se chegar da Europa à Bahia e, em contraponto, facilidade para o RN. Há navegadores que preferem contornar até Dakar (na África) para se aproximar do Brasil tamanho a força das correntes nas proximidades da Bahia.



Outra evidência seria o Marco de Touros, diferente do marco fincado na Bahia. O daqui é chegou em 1501 e o da Bahia chegou em 1503. A matéria finalizou mostrando que o historiador Marcelo Amaral relatando que a história oficial é a que vale, para ele o Brasil foi descoberto em Porto Seguro na Bahia e a história nos livros não vai mudar.

Fonte: r7.com

Nenhum comentário: