sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Touros perde aquele que podemos considerar o pai de nossa educação



De repente o sol causticante do verão tourense se escondeu, e um ar nublado se apresentou, um crepúsculo antecipado chegou e cobriu a tarde. Uma andorinha solitária voava rente as ondas do mar de Touros e a brisa anunciava que falecera o homem, o intelectual, o poeta, o apóstolo do Bom Jesus dos Navegantes e principalmente falecera o professor Gaspar França.


A "velha garça" que morava as margens do rio como eu costumava brincar com ele, com ele dividi momentos de debates inesquecíveis sobre arte, filosofia, latim, história e política além de contar com o respeito a amizade e o prazer de passarmos horas falando de poesia e literatura universal.

Touros hoje entristece amargamente por perder aquele que posso chamar de pai de nossa educação. Aquele que abriu as portas para o conhecimento entrar em nossa cidade. A você amigo minha saudade e que o Bom Jesus o receba em seu reino celeste dessa vez para sempre.

Em um momento em que nosso país, assim como nosso município sofrem profundas crises politicas e de identidades, a voz de Gaspar França era muito necessária. 

Em um momento em que nossa educação precisa de referências, Gaspar era e sempre será o modelo de mestre. A abnegação pelo saber, por ensinar, por lutar e ver que o caminho inexorável de um povo está na educação. 

O Gaspar que vinha lecionar de bicicleta, saindo de sua amada Boa Cica, todos os dias. O Gaspar que no ano em que a igreja proclama o protagonismo do leigo, Gaspar foi o leigo que recebeu do vaticano autorização e esteve a frente de nossa paróquia conduzindo nosso povo. 

Gaspar o homem plural saudades.

Professor Flávio Santos

Touros em luto!


O PREFEITO MUNICIPAL DE TOUROS, Estado do Rio Grande do Norte, usando das atribuições privativas que lhe são conferidas pelo Artigo 97, da Lei Orgânica Municipal, CONSIDERANDO que o Município deve tributar honras à memória do intelectual e ilustre senhor GASPAR FRANÇA, rendendo-lhe as homenagens que faz jus pelo seu elevado caráter, dedicação, honradez e, sobretudo, pelos relevantes serviços prestados ao Município;

CONSIDERANDO o legado de contribuição para o desenvolvimento da educação, cultura, religião e história do nosso Município, o Senhor GASPAR FRANÇA sempre será lembrado como um grande humanista e defensor dos interesses da coletividade, que deixou como exemplo o modelo de dignidade e a sua história socialmente reconhecida pelo povo tourense, que o dedicou em vida o honorífico patronato da Escola Municipal Gaspar França.

DECRETA:

Art. 1º – Luto oficial no âmbito Municipal, por 03(três) dias a partir do dia 05 de janeiro do corrente ano, em sinal de profundo pesar pela passagem do falecimento da figura pública de grande relevância o senhor Gaspar França.

Art. 2º – Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições contrárias.

PALÁCIO PORTO FILHO, Prefeitura Municipal de Touros, em 05 de janeiro de 2018.

FRANCISCO DE ASSIS PINHEIRO DE ANDRADE
Prefeito Municipal

Exemplo de sabedoria em Touros tem nome: Gaspar França!

Dando entrevista aos universitários da FACEN

Eu, João Nelo, também professor e Conselheiro Tutelar deste município deixo aqui minha mensagem de pesar e de saudades ao mestre Gaspar França que tanto contribuiu para a educação deste município, sempre contava com ele para aprofundar meus conhecimentos acerca da história de Touros, uma terra amada, que habito desde 1998.

Lembro de uma aula de campo que organizamos com os alunos de Pedagogia da FACEN, em que o saudoso Gaspar França nos conduziu com seus conhecimentos no entorno da Igreja Matriz e da prefeitura, transmitindo seus conhecimentos acerca da história de Touros, foi um dia incrível.

Finalizo minhas palavras, muito triste em saber que Touros perdeu um grande homem, ao mesmo tempo compreendo, pois tudo é conforme a vontade de Deus.

Saudades eternas, do mestre Gaspar França.

Professor João Nelo
Luto irreparável

O município de Touros se despede de mais um de seus ilustres filhos, o professor Gaspar França, homem de moral e caráter, humano, religioso, social, homem admirador da natureza e do meio ambiente, gostava de caçar desbravando nossas matas, professor de grande saber, eloquente nas palavras, certas, na hora certa , no momento certo para pessoas certas, dos potentíssimos discursos na promoção de igualdades.

Leigo da igreja de boas virtudes vistas e bem vistas a ponto de ser nomeado através de provisão dada e passada na cúria diocesana de Natal para administrar a Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Navegantes do Porto de Touros, teve licença para celebrar a palavra de Deus, distribuir a sagrada comunhão eucarística e administrar o sacramento do batismo.

Era convidado para proferir discursos nas solenidades da igreja católica desta cidade, foi e sempre será meu padrinho de batismo, junto com sua esposa Laura, o amigo de papai e mamãe, ontem por volta das 10h00 horas da manhã tive a graça de ser uma de suas últimas visitas e ver suas dores indo e vindo, como o murmúrio das águas do Rio e do mar, a sua volta a suave brisa de uma manhã quente de verão.

Ele se despede com uma tarde nublosa e o farfalhar dos coqueiros e a sombra da majestosa matriz que o adornava, na tarde do dia da véspera da festa dos Santos Reis, padroeiro de seus antepassados em sua terra natal, Boa Cica, descanse em paz padrinho Gaspar, Cristo te chamou, os anjos te acolham na presença de nossa senhora da Conceição e dos veneráveis Santos Reis.

Conselheiro Tutelar Paulo Emídeo

FALECIMENTO/SEPULTAMENTO

O Sr. Gaspar França, faleceu na tarde de hoje (5), o mesmo administrou a Paróquia de Touros no ano de 1978, bem como foi secretário de diversas secretarias municipais, foi professor por anos em nosso município entre outras funções que desempenhou neste município.

O velório está acontecendo próximo da Praça dos Canhões e o sepultamento está marcado para este sábado(06) as 16h00 em Boa Cica, distrito de Touros.

Nenhum comentário: